Filho prodígio

image

Olá queridas! Outro dia conversei com uma mamãe que tem um filho superdotado e ela me disse, em um papo breve, o quanto isso pode ser tenso para a criança, por isso, trouxe o assunto para o blog..

Dizem os especialistas, que embora a capacidade de uma criança prodígio para atividades artísticas ou intelectuais possa nos fazer crer que ela vá desfrutar de um sucesso precoce e duradouro ao longo da vida, os superdotados da atualidade correm o risco de não suportar tamanha pressão, ou sofrer de ansiedade na busca por suas realizações, o que pode levá-los a não ter uma infância normal.

Quando “alguém” de 8 anos de idade está compondo sinfonias ou explicando a física quântica para você, é difícil enxergá-la como criança. O tempo gasto estudando em uma biblioteca de faculdade é também o tempo que essa criança deixa de estar brincando no parque com as demais crianças.

Mesmo que uma criança se entusiasme bastante e consiga desfrutar de seu talento extraordinário, haverá um dia em que sentirá falta de ter brincado. Então, como educar uma criança superdotada? É possível a uma criança prodígio conseguir equilibrar seus dons naturais com uma infância feliz?

As mães e os pais que têm um pequeno gênio, sempre devem se lembrar que seu filho é apenas uma criança ainda, não um Albert Einstein. Ele, apesar de todas as suas façanhas impressionáveis para a sua idade, é de extrema necessidade que ele viva seu período de infância. Você deve deixá-lo brincar, se divertir. Fazer as coisas de acordo com a sua idade.

Forçá-lo a estudar e fazer outras tarefas que não são necessárias para aquele período pode trazer grandes conseqüências para o desenvolvimento e para o futuro da criança.

Tente estimulá-la a aprender e, ao mesmo tempo, brincar. Assim, você irá capacitá-la sem comprometer as atividades desde que é considerado o melhor período da vida!

Se você quer saber se seu filho é um prodígio..

Especialistas dizem que os talentos são normalmente descobertos quando elas ainda são bastante jovens: por exemplo, uma criança que lê aos 2 anos, resolve problemas complexos de matemática aos 5 ou passa no vestibular aos 10.

DICAS DE LIVROS PARA SABER COMO EDUCAR E ENTENDER CRIANÇAS SUPERDOTAS

➡️ “Talento e Superdotação – Problemas ou Solução”, da Maria Lucia Prado Sabatella. “. (Eu adorei este livro. Prá mim, é o melhor !)

➡️ “Educando os mais capazes” da autora Zenita Guenther .

➡️ “A Coragem de Ser Superdotado” é uma excelente leiturara. Todos que se interessam pelo tema deveriam ler essa obra. A editora é Arte & Ciência :

➡️ “Ser superdotado não significa ser gênio.” Landau (2000).

➡️ “Crianças Superdotadas-mitos e realidades” ou “Superdotados Mitos e Realidade”, da autora Ellen Winner, (este foi o Alex quem leu)

➡️ “Superdotados -teoria e prática”, da autora Maria Clara Sodré.

Procurem, também, pela autora : Soriano de Alencar.E.M.L. Fleith, D. S.

Encontrei essas dicas de livros nesse blog bacana de uma mãe que tem dois filhos superdotados: maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br

Fonte do post: Cultura Mix

Bjins e uma semana inteligente pra nós! rs

Deixe uma resposta