Japan House São Paulo: Confira programação especial nas plataformas digitais

Como forma de reforçar e manter o compartilhamento das diferentes vertentes do Japão contemporâneo para os apaixonados pela cultura nipônica,  a Japan House São Paulo destaca  uma programação especial em suas plataformas digitais. A #JhspOnline apresenta conteúdo que aborda diferentes temas como curiosidades, tradições, dicas e atividades para entreter e informar online.  

A programação contempla materiais diversificados para toda a família, entre eles, passo a passo para aprender diferentes usos da técnica milenar japonesa do Furoshiki e também de como fazer um dos mais tradicionais Origamis, o tsuru, que representa as aves sagradas do Japão e simboliza saúde, sorte, longevidade, fortuna e felicidade. Seguindo o tom das tradições manuais, a videoaula sobre técnicas da pintura oriental sumi-ê, com a ilustradora Lúcia Hiratsuka, ensina sobre a mistura do desenho com tinta aos elementos de caligrafia.  

Com o objetivo de inspirar, nesta semana, a #JhspOnline inicia a série de postagens sobre conceitos e filosofias muito importantes na cultura japonesa. O primeiro será o Wa, que significa harmonia em japonês e seu sentido está relacionado à importância de viver e conviver em paz; em HashiItadaku, destaca-se a tradição de agradecer antes e depois das refeições. Para fazer em casa com as crianças, a Japan House São Paulo  ensina o Mikado – jogo conhecido no Brasil como pega varetas – em que se lança um conjunto de pauzinhos sobre uma superfície, procurando retirar um a um, sem fazer mexer os outros.  

A programação traz também o relato por meio do vídeo da série O índigo japonês, com a bióloga Kiri Miyazaki, que aborda sobre a plantação que dá origem ao azul anil em tingimentos naturais;  o resgate de episódios já exibidos no podcast da Japan House São Paulo sobre a literatura japonesa, além de trazer o #tbt de uma das exposições mais pedidas pelos seguidores, às quintas-feiras.  

Confira a programação da #JhspOnline para o período:  

Segunda-feira (06/04) 

Furoshiki 

Por meio de um passo a passo ilustrado com imagens, será possível aprender diferentes usos para a técnica milenar japonesa do Furoshiki de amarração de tecidos quadrados com a utilização de nós, seja para embrulhar, embalar objetos ou até mesmo fazer uma ecobag.   

Terça-feira (07/04) 

Filosofias japonesaswa – harmonia 

Em formato de série de postagens, o público poderá conhecer os principais conceitos que guiam a sociedade japonesa. O primeiro tema abordado será o wa, que significa harmonia, e seu sentido está relacionado à importância de viver e conviver em paz.   

Quarta-feira (08/04) 

Origami: Como fazer um tsuru 

Por meio  de um vídeo com passo a passo, será mostrado como fazer um tsuru, um dos origamis mais tradicionais na cultura japonesa.  

Quinta-feira (09/04) 

#tbt  

Como quinta-feira é dia de #tbt, o desta semana será dedicado à exposição “A LIGHT UN LIGHT – ANREALAGE”, e levará o público a reviver o universo tecnológico da moda japonesa contemporânea com vídeos e fotos da mostra.   

Sábado (11/04) 

HashiItadaku 

Por meio de ilustrações, será abordado o costume japonês de agradecer antes e depois das refeições, dizendo ITADAKIMASU e GOCHISOUSAMA DESHITA.  

Segunda-feira (13/04) 

Jogos para fazer em casa: Mikado 

Pensando em criar conteúdo educativo para as crianças que estão em casa durante a quarentena, será possível aprender a fazer e jogar o mikadojogo de origem oriental conhecido no Brasil como pega-varetas.   

Terça-feira (14/04) 

Osamu Tezuka: Episódio 2 do podcast 

Neste dia, será resgatado o segundo episódio da série de podcasts do centro cultural, que nesta temporada inicial aborda a literatura japonesa. O destaque é para o mangá “Ayako”, do escritor Osamu Tezuka. Lançada em novembro do ano passado, a série é apresentada por Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo ao lado de Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um.   

Quarta-feira (15/04) 

Sumi-ê: Ilustração com Lúcia Hiratsuka 

Nesta videoaula, a ilustradora Lúcia Hiratsuka ensinará os primeiros passos para quem quer aprender o sumi-ê, técnica de pintura oriental muito difundida no Japão.   

Quinta-feira (16/04) 

#tbt de exposição   

Sexta-feira (17/04) 

O índigo japonês, com Kiri Miyazaki 

No 2º vídeo da série feita em parceria com Kiri Miyazaki, a bióloga falará sobre sua plantação de índigo japonês, planta que dá origem ao azul anil em tingimentos naturais. 

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais: 

Site: www.japanhouse.jp/saopaulo  

Instagram: @japanhousesp 

Twitter: //twitter.com/japanhousesp 

Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo 

Facebook: https://www.facebook.com/JapanHouseSP 

Deixe uma resposta