Leite de Quinoa é alternativa para crianças intolerantes a lactose

A intolerância à lactose é cada vez maior , hein mamães? Conheço várias crianças que passam por isso, o meu afilhado mesmo é um deles.

Cerca de 75% da população mundial é caracterizada pela deficiência ou diminuição da enzima lactase, resultando em má digestão e absorção desse açúcar, causando cólicas, flatulência, dor, diarreia e inchaço abdominal. É comum que a intolerância apareça na infância, já que, nessa idade, o organismo ainda não está completamente desenvolvido, incluindo o intestino. A ingestão precoce de leite de vaca e derivados, bem como, a introdução de alimentos sólidos em geral, principalmente aqueles com características alergênicas, como por exemplo, mel e amendoim, podem ser fatores desencadeantes das intolerâncias alimentares.

O tratamento da intolerância, dependendo do grau da doença, consiste na retirada de parte da lactose da dieta infantil, ou mesmo a exclusão total desse açúcar.

Imagino o desespero das mães em querer encontrar algo para substituir o leite de vaca e evitar a falta de nutrientes nos pequenos. Por isso, trouxe essa novidade que eu recebi para vocês avaliarem com o pediatra: o leite de quinoa.

“É indicado como tratamento a substituição do leite de vaca por leite vegetal. A quinoa é uma excelente opção por conta de seu conteúdo proteico notável, pois é excelente fonte de todos os aminoácidos essenciais, principalmente por ser, em comparação com os cereais, o único grão com teor significante de lisina”, explica a nutricionista consultora da Quinoasure, Eliana Bovolon. Do ponto de vista nutricional, as proteínas presentes na quinoa apresentam alta qualidade, sendo comparadas à proteína do leite de vaca (caseína). Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization) “A quinoa é considerada a única planta que fornece todos os aminoácidos essenciais balanceados respeitando os padrões de nutrição humana”.

A quinoa pode ser utilizado como substituto do leite de vaca, para crianças com intolerância à lactose em associação a um adequado acompanhamento nutricional, permitindo que sejam fornecidos os aminoácidos essenciais, e consequentemente, favoreça o crescimento e desenvolvimento saudável da criança (formação de tecidos, enzimas, hormônios…). Além de ser fonte de diversos nutrientes que também contribuem para a o desenvolvimento corporal e manutenção da saúde. Ao mesmo tempo em que previne os sintomas nos intolerantes, causados pela ingestão da lactose.

“Além dos aminoácidos essenciais e da similaridade dos benefícios de suas proteínas com a proteína do leite de vaca, a quinoa também é fonte de manganês, potássio, magnézio, zinco, cobre e ferro, essenciais para reações metabólicas, transmissão dos impulsos nervosos e formação óssea”, complementa Eliana.

Desse modo, o leite de quinoa, pode ser utilizado como substituto do leite de vaca, para crianças com intolerância à lactose em associação a um adequado acompanhamento nutricional, permitindo que sejam fornecidos os aminoácidos essenciais, e consequentemente, favoreça o crescimento e desenvolvimento saudável da criança (formação de tecidos, enzimas, hormônios…). Além de ser fonte de diversos nutrientes que também contribuem para a o desenvolvimento corporal e manutenção da saúde. Ao mesmo tempo em que previne os sintomas nos intolerantes, causados pela ingestão da lactose.

3

Me contem se já usam e o que acham! Isso ajuda outras mamães.

Bjins e boa semana

Deixe uma resposta