Limites: caminho para construção da autonomia

O blog foi convidado á participar do primeiro bate-papo da Hubme (rede de blogs maternos) com uma equipe multidisciplinar incrível do Educacuca , que uniu mães blogueiras para discutir um tema muito importante nos dias de hoje: Limite – caminho para construção da autonomia.

IMG_1317

Saber se fazer respeitar e ensinar aos filhos a importância dos limites é um grande passo para que os filhos se tornem pessoas responsáveis e saibam conviver bem em sociedade.

Você sabia que o limite para chegar a autonomia pode ser construído desde bebê ?

No momento que ele for pegar um objeto longe por exemplo, você pode ensinar até onde ele pode ir sem interferir. E quando maiores, dar pequenas escolhas e responsabilidades.

Eu costumo dizer ao Pedrinho que temos algumas regras em casa e que devem ser cumpridas, assim como tem na escolinha, na natação, e ele não tenta burlar, porque sabe que aquele é o limite. E como foi dito neste encontro, temos que saber educar acolhendo e soltando ao mesmo tempo. E sempre levando em consideração a rotina de cada família, a maneira como se vive.

Esses dias eu disse à minha mãe como é difícil educar, principalmente sem perder a paciência e equilíbrio. Porque essa fase do Pedrinho quer nos desafiar, mostrar que pode tudo.

Uma ótima sugestão que a equipe nos deu são os Sacos de limite :

– Saco do não – (Ex: dormir tarde, regata no frio, faltar na escola etc)
– Saco do isso podemos conversar – (Ex: doce, TV, etc)
– Saco do essa briga em não compro – (tudo bem pode ir vestido de super-herói)

Esses sacos ajudam a lidar com criança irritada, mal- educada, pirracenta, que acham que pode tudo… Por mais fofa que ela possa ser, não há quem aguente conviver, nem que seja por alguns instantes, com criança sem limite. Mas, na grande maioria, esses “monstrinhos” não se criam sozinhos. Nós precisamos impor os limites desde cedo.

Mas esse papo dá pano pra manga, rsrs, e aos poucos vou trazendo aqui para discutirmos e nos ajudarmos:)

Mande a sua dúvida ou contribuição para este tema!

Bjins

Deixe uma resposta