Livro 101 dias com Ações mais Sustentáveis será lançado na Semana do Meio Ambiente

Há muito tem se falado a respeito de sustentabilidade, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como fazer uso deste conceito no seu dia a dia. Com o objetivo de esclarecer as pessoas sobre como é possível colocar todas as ideias do desenvolvimento sustentável em prática em suas vidas, o professor de graduação e MBA da ESPM, Marcus Nakagawa, decidiu escrever o livro 101 dias com ações mais sustentáveis.

O coquetel de lançamento da obra será no Auditório do Museu de Arte de São Paulo – MASP, no dia 06 de junho, a partir das 19h, comemorando a Semana do Meio Ambiente. O evento contará com a presença de Fabiano Rangel, presidente da Abraps, Carlo Pereira, Secretário Executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e Judi Cavalcante, fundador e sócio da Avesso Sustentabilidade, que participarão do Debate sobre ‘Como colocamos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, no dia a dia das empresas e das pessoas?’ com a mediação do professor doutor Ismael Rocha, diretor de extensão universitária da ESPM.

Para a realização do projeto, Nakagawa contou com a colaboração de diversas pessoas e empresas que contribuíram financeiramente, por meio de uma campanha de crowdfunding, na plataforma Kickante. A Klabin, uma das apoiadoras, assina o prefácio da obra. Após o lançamento, o livro estará disponível nas maiores livrarias do país e também na versão online.

Segundo o autor, a ideia do livro surgiu a partir de questionamentos que sempre lhe são feitos, sobre como colocar a sustentabilidade em prática? “Comecei a listar várias ações que podem ser praticadas por todo cidadão e quando percebi já tinha 101 atividades listadas. Desde ações simples como apagar a luz ao sair de um ambiente, passando por ações de descarte correto, até energia solar e compostagem, por exemplo,” explica Nakagawa.

O livro é direcionado a todos que tenham interesse em começar a realizar algum movimento sustentável, seja em casa, na empresa, ou na escola. Está dividido por ação, cada capítulo traz uma que pode ser implantada no dia a dia. Dessa forma, o leitor percebe que é simples praticar ações sustentáveis, basta mudar seus hábitos e com algumas alterações ou adaptações é possível melhorar o Planeta.

Abaixo algumas dicas que estão entre as 101 apresentadas no livro:

– Compre brinquedos educativos e com material reciclável

– Doe sua nota fiscal para uma instituição social

– Baixe um aplicativo que ajuda o mundo

– Adote um animal abandonado

– Seja voluntário por um dia

– Faça ecoturismo

– Escolha produtos de limpeza mais sustentáveis.

Cada uma das 101 ações apresentadas no livro é acompanhada por dicas de sites, livros e filmes, entre outras informações. A ideia é chegar, de forma colaborativa, a 365 dias de ações, ou seja, uma ação por dia para ser colocada em prática.

 

Serviço:

Livro 101 Dias com Ações mais Sustentáveis

Autor: Marcus Nakagawa

Editora: Labrador

Número de Páginas: 240

Preço sugerido: R$ 39,90 (físico) e R$ 25,00 (digital)

 

Sobre o autor

Marcus Nakagawa é professor da graduação e MBA na ESPM; coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS); idealizador e diretor da Abraps; e palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida.

www.marcusnakagawa.com

Deixe uma resposta