Livro Como Começa? mostra para as crianças que para tudo existe um início

Desde que nascemos, somos ensinados que tudo na vida tem um começo. Mas como essas coisas começam? Uma das perguntas mais inocentes e comuns do universos infantil batiza a obra Como Começa?, da autora Silvana Tavano e da ilustradora Elma, onde entendemos que, para as coisas existirem, precisam começar, mesmo que nem sempre saibamos onde está este começo. A obra é publicada pela Editora Salamandra.

Uma frase começa com palavras, que começam com letras. Um desenho começa com um traço. O ano começa em janeiro e sempre tem um primeiro dia de aula – assim como um primeiro dia de férias. Às vezes, as coisas começam diferente do que são, caso do ovo que é o começo do pintinho. Outras vezes, não vemos o começo delas, como a árvore que nasce embaixo da terra. Existem também aquelas situações em que confundimos o começo com o fim. Afinal, o mar começa ou termina na areia?

Com esses e outros tantos exemplos, Silvana Tavano enumera diversos tipos de começos com a premissa de que cada coisa tem seu próprio jeito de começar, seja naturalmente, por convenção ou por alguma espécie de medição temporal. Um dos principais pontos, no entanto, é a existência de começos que dependem da gente, igual o surgimento de uma amizade ou de um segredo, que começa com a decisão de não se contar nada.

A curiosidade pelo começo das coisas é uma das melhores maneiras de se entender a transformação delas. A passagem do tempo, o desenvolvimento dos seres e as mudanças. Na natureza, apesar dos fenômenos se repetirem, eles nunca são iguais e a chegada do final pode, muitas vezes, significar um novo começo.

O livro Como Começa? já foi publicado no Japão, Alemanha, Coreia do Sul, China e Turquia. A autora Silvana Tavano é escritora e jornalista, formada pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Ela tem pós-graduação em Formação de Escritores e Especialistas e Produção de Textos Literários, pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Entre suas várias obras, estão O Zum-zum-zum das Letras e E no fim…tudo recomeça de outro jeito. O livro também recebeu o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.

Deixe um comentário