Lombalgia Gestacional

Hoje quem está aqui no blog é a fisioterapeuta Daniele Salvaia, que acaba de se especializar em avaliação e tratamento interdisciplinar da dor. Por isso, ela trouxe um assunto muito importante para as gestantes…

image

Durante a gravidez é comum as mulheres sofrerem da chamada lombalgia gestacional, que ocorre pelos ajustes osteomusculares através do deslocamento anterior da pélvis , do aumento ou diminuição da curvatura lombar e ainda o ganho de peso da mamãe, o que não é comum, são essas dores permanecerem por longos meses depois do parto, isso sim merece mais atenção.

Uma forma de prevenção e tratamento são as atividades físicas regulares, durante e após a gestação e se ainda assim houver a persistência da dor, é necessário buscar uma opinião médica. Associado ao tratamento farmacológico, há uma técnica fisioterapêutica capaz de aliviar e tratar essas dores crônicas, é chamada de dry needling ou agulhamento a seco. As dores crônicas, aquelas que permanecem por mais de três meses, tendem a estar associadas a problemas musculares, o que chamamos de pontos miofasciais, são nódulos, bandas tensas na musculatura. Este tratamento faz com que esta banda tensa libere e que esse volte ao seu tamanho normal, a circulação melhora, diminui o inchaço e reage contra os produtos químicos, eliminando assim os seus efeitos nocivos sobre os nervos locais.

Importante ressaltar que todo tratamento deve ser realizado após uma avaliação minuciosa da dor por um fisioterapeuta especializado, e que as atividades físicas e alongamentos caminham juntos para promover o bem estar e a sua saúde!

Contato: danielesalvaia@ig.com.br

Sempre bom ter a informação e se cuidar, né meninas?!
*Bjins*

2 comentários em “Lombalgia Gestacional

Deixe uma resposta