Mãe solteira

mãe solteira e seu filho

Hoje em dia existem muitas mães solteiras, desde as que são por opção até aquelas que não optaram por isso.

Mas o que é ser mãe solteira? É ser pãe (pai e mãe ao mesmo tempo), correr de um lado para o outro mais que qualquer mãe que tem a ajuda do marido, é ter que resolver tudo praticamente sozinha, acordar de madrugada, acalmar na hora da birra, decidir o que é melhor fazer em cada situação, carregar peso, levar ao pronto-socorro, à escolinha, fazer de tudo e mais um pouco, sem revezamento, sem rodízio. Seria uma jornada em dobro de qualquer mãe casada (ufa, e como cansa).

Existem mães que sofrem com essa situação, que precisam lutar na justiça para que o pai assuma a paternidade, para que pague a pensão, até para que dê carinho ao seu filho. Assuntos muito sofridos…

Muita gente não tem ideia do que seja isso, por isso, eu recolhi o depoimento de uma mãe guerreira, que sempre se esforçou muito por seu filho e passou por algumas destas dificuldades…

Minha gravidez não foi planejada, tão menos provocada, e apesar de todas as decepções, tristezas e mágoas que passei durante toda a gravidez, meu filho veio ao mundo com muita saúde e é muito amado. Eu tive sorte, porque passei toda minha gravidez ao lado de pessoas que me ajudaram, apoiaram e me amaram que foram meu pai e minha mãe. A começar, tive meu filho pelo SUS, porque eu estava desempregada e o pai não quis me ajudar a pagar uma maternidade particular. Tinha 36 anos e era meu primeiro filho. As recordações do meu parto não são nada boas, e ter um filho no SUS é muito triste. Passar noites acordando a cada suspiro dele que eu ouvia , e ainda as dores de barriga intermináveis, As vezes eu me desesperava, queria que tivesse alguém ali ao meu lado para me ajudar, mas não tinha.

Hoje ele tem 5 anos, se chama Lucas, é uma criança saudável, muito inteligente, lindo e carinhoso. Durante esses 5 anos aconteceram muitas coisas, como brigas com o pai que sempre arrumava uma justificativa para não estar com o filho, coisa que eu não conseguia e não consigo aceitar, um pai que despreza que troca um filho por uma partida de futebol, churrasco ou viagem com amigos, que troca estar com o filho no dia do aniversário do próprio filho para estar com uma criança que não é filho dele. Tudo isso me machucava e me machuca, porque como mãe nunca irei aceitar. Por dinheiro eu nunca briguei, ficou acertado na justiça, que ele daria 20% do salário dele, e eu concordei porque era o suficiente para pagar a escola do Lucas. (mesmo sabendo que eu poderia brigar pelos 30%). Pedi a ajuda financeira do pai em uma única ocasião de viagem que o pai se negou a ajudar, mas isso não impediu que fizéssemos uma viagem de sonhos.

Mas tudo bem, eu não misturo as coisas, e sempre permiti uma convivência do meu filho com o pai e toda família do pai, aliás, faço questão, porque a figura de um homem, que apesar de tudo é o pai, é muito importante, e faz meu filho muito feliz. Apesar de todas as dificuldades de ser mãe solteira, hoje, sou muito, mas muito feliz. Estou a um passo de realizar o maior de todos os meus sonhos que é ter nossa casa própria, graças ao meu trabalho e ajuda de Deus!

Mulheres, não tenham medo de ser mãe solteira!! Nós mulheres somos capazes de ser pai e mãe de nossos filhos e as dificuldades do começo são fases que irão passar e quando você olhar para trás vai ver, que tirou de letra apesar de tudo!!!”. Depoimento da mãe solteira, Wânia.

Um grande beijo para a Wânia que topou falar aqui um pouco sobre a sua vida. 🙂

Wânia e seu filho, Lucas!

Sempre que eu puder, voltarei a este tema porque eu me tornei mãe solteira e sou muito feliz! Um dia eu conto a minha história para vocês! 😉

Bjins e um lindo dia de sol para nós!

9 comentários em “Mãe solteira

  1. Mo… conta sua historia sim! Você é uma mãe super guerreira! Assim como a Wania. Sei o quanto é difícil criar um filho com a ajuda do pai, e fico pensando o que você não passa com o Pedrinho sozinha! Parabéns pra você … pãe! rs Bjusss

  2. Mo… Muito bacana vc explorar esse assunto mãe solteira… A Wania está de parabéns … Fico feliz por ela estar feliz… Sem contar que o Lucas é muito lindo e saudavel !!!!bjs

Deixe uma resposta