Matrículas 2022: Como as famílias devem escolher o colégio ideal?

Especialistas em Educação listou algumas dicas valiosas para ajudar os pais nesse momento tão importante

Com a chegada do final do ano, muitos pais começam a pensar ainda mais em como escolher o colégio ideal para os seus filhos. A escolha da escola é um momento muito importante na vida das famílias, mas também gera muitas dúvidas e incertezas. O Colégio é a extensão da casa, e por isso os valores e os princípios devem ser os mesmos. “A escola e a família precisam caminhar juntas. Eu acredito que esse é o primeiro passo para encontrar a escola adequada, os pais devem procurar os colégios que tenham os mesmosideais e assim construir juntos o desenvolvimento dos filhos”, explica Rogéria Sprone, Diretora Pedagógica do Colégio Joseense, em São José dos Campos. 

Outro ponto que a Rogéria destaca é sobre a confiança. “É muito importante que a família confie 100% no Colégio, pois essa confiança é passada para a criança e o ensino fica mais leve e divertido”. O método de ensino e o material didático são pontos importantes e devem ser levados em consideração.

A família deve entender como será o processo de aprendizagem em cada faixa etária será feito na escola e qual sistema de ensino a escola adota. “Além desses pontos, os pais devem observar como é a equipe pedagógica. O colégio deve ter profissionais atualizados e com ótima formação acadêmica. Se for importante para a família, veja sobre as aulas extracurriculares e o programa de idiomas”, complementa a Diretora Pedagógica do Colégio Joseense. 

Uma outra dica valiosa é observar também a estrutura e os espaços do Colégio. “A escola deve ter um espaço físico bacana, com áreas abertas e espaços arejados. As crianças precisam fazer atividades ao livre, nesses últimos tempos vimos mais do que nunca o quanto isso é importante para o desenvolvimento, diversão e também para a saúde mental. Procure uma escola com uma infraestrutura moderna, com espaços bem cuidados, além de muita segurança e tradição”, explica Rogéria Sprone. 

Visite as escolas, converse com pais e alunos de diferentes instituições e escolha o que for melhor para as necessidades do seu filho!

Deixe um comentário