Menos telas e mais brincadeiras para fazer em casa com a família

Muitas crianças estão brincando de rodízio de telas: da TV para o tablet, do computador para o videogame e para o celular. Vamos mudar isso?

Enquanto avançam as discussões em relação ao retorno às aulas presenciais em todo o País, já está claro que teremos mais algumas semanas de distanciamento e que, mesmo na volta, as atividades à distância continuarão a ter um papel importante, mas não podemos esquecer que as crianças precisam brincar.

O brincar tem um papel fundamental no processo de aprendizagem, ainda mais agora que os alunos estão afastados da comunidade escolar. É na brincadeira que eles colocam em prática seus conhecimentos, têm dúvidas, pesquisam e testam hipóteses. Tudo de maneira orgânica e por iniciativa própria.

Uma dessas atividades que pode ser feita em casa é o Slime com materiais seguros e caseiro. Serão necessários cola tradicional, água boricada, bicarbonato de sódio, condicionador e corante, sendo este último item opcional.

Outra brincadeira é fazer diversos origamis, as famosas dobraduras em papel, em formato de coração, fantoche, cara do cachorro e de gato. Nós fizemos vários formatos. Para você fazer serão necessários papel A4, algo para colorir e tesoura sem ponta.

Outra dica bacana que fizemos por aqui: jogar tênis! Você vai precisar de uma frigideira, caso não tenha raquete, uma bolinha pequena (pode ser de papel, caso não tenha a normal), agora é só jogar contra a parede. Legal né?

Tem vídeos de todas essas brincadeiras lá no instagram. O Pedrinho já se divertiu bastante por aqui e mostrei tudo no IGTV.

Vai lá ver e se inspirar!

Deixe uma resposta