Meu filho não dorme sozinho, e agora?

Dani e os dois filhosMamães, quem aí está passando por esta dificuldade com o seu filho? Conversei com uma mamãe que demorou dez anos pra conseguir fazer o seu filhinho dormir sozinho em seu quarto. Vale a pena ler…

Logo que cheguei com o Arthur da maternidade coloquei em meu quarto. Primeiramente no carrinho ao lado da cama, logo depois, em minha própria cama. Toda essa “suposta” dedicação o afetou, causando uma dificuldade de lidar mais tarde com o sono sozinho em seu quarto”, contou Daniele.

Foram momentos difíceis para a Dani, de altos e baixos. Ela tentava seguir a risca as regras que dizia a psicóloga, mas ele chorava copiosamente no batente da porta do seu quarto, e sendo assim, ela quebrava a regra, deixando-o deitar em sua cama novamente. Levou dez anos para que seu filho adquirisse a confiança de dormir sozinho. Foram inúmeras tentativas: caprichar na decoração do quarto, colocar abajur e até televisão, mas nada adiantava. O momento do sono sempre foi complicado.

“Questionei a psicóloga se ele deveria passar por uma terapia, mas ela orientou que se até os nove, dez anos aproximadamente ele continuasse com a dependência física de alguém para dormir, que deveria procurar ajuda. E ela tinha razão, aos 10 anos ele conseguiu dormir sozinho no quarto, mas ainda deixo um abajur aceso.

Se errei? Tenho certeza, claro que acreditando que estava certa! Ele veio com a página da vida em branco, eu a escrevi quando o deixei na minha cama, tão acolhedora. Mas o importante é que aprendi! Meu segundo filho, Leonardo, aos dois meses já dormia no berço e hoje, aos cinco anos, dorme sozinho no seu quartinho!”, falou a mamãe.

No meu caso, o Pedrinho dormia em um bercinho ao lado da minha cama para facilitar a amamentação, pois o bezerrinho mamava de duas e duas horas. Mas, eu acho que no início, tanto a gente como o próprio bebê, se sente mais seguro. Essa rotina foi até os seis meses apenas, depois, passei a deixá-lo em seu berço (no quartinho dele). Ele mamou até os 10 meses, mas já não ficava tão agitado e eu podia dormir melhor também, com isso, ele foi acostumando e hoje com dois anos, ele dorme em sua caminha, mas ainda não cheguei ao ideal rs, pois, ele acorda pelo menos uma vez de madrugada para tomar uma mamadeira.

Segue umas dicas de especialistas para ajudar na hora de dormir:

  • Não estimule demais seu filho antes de dormir. Se for um bebê, retire todos os bichos de pelúcia do berço e dê o que ele mais gosta para acalmá-lo. A retirada dos brinquedos sinaliza que é hora de ficar quietinho. Se for uma criança mais velha, nada de discussões ou televisão antes de dormir.
  • Colocar o bebê no berço apenas com seu brinquedo ou paninho favorito e cobri-lo.
  • Um banho morno, seguido por alguns minutos de aconchego no pijaminha.
  • Uma história ou uma música relaxante.
  • Uma música favorita cantada pelos pais ou por toda a família.
  • Um leve carinho nas costas.
  • Aos dois anos muitas crianças trocam o berço pela cama. Mas, se sentirem insegurança, desejarão ir para o quarto dos pais. Não permita que isso aconteça. Coloque um colchão ou saco de dormir no chão, no quarto da criança, ao lado de sua cama e diga para seu filho que você ficará lá por essa noite, mas que não  pode acordá-la. Seja firme. Se você ceder regularmente aos seus apelos, ele vai querer fazer isso todas as noites.

Leia mais dicas por idade AQUI

Obrigada Dani por seu depoimento tão sincero! Bjins em todas e uma ótima semana…

2 comentários em “Meu filho não dorme sozinho, e agora?

  1. Oi! Bom, meu filhote Lucas tem hoje 5 anos e dorme na minha cama. Como sou mãe solteira, isso não me atrapalha no momento, mas sei que não faz bem para ele nem para mim. Logo que naceu colocava ele no berço que ficava próximo a minha cama, pois não tinha um quarto só para ele. Porém passava a noite inteira levantando a cada suspiro que ele dava ou para ver se estava coberto….Moral da história, preferi coloca-lo na minha cama ao meu lado para facilitar minha vida.
    Hoje, quando ele vai para casa do pai, me disse que dorme no quarto dele e do irmão postiço, e que o pai deita com ele até ele dormir.
    Assim que nossa casa ficar pronta e ele tiver o quarto dele, ele já me disse que vai dormir sózinho, mas disse que eu vou ter que fazer como o pai dele!
    Bom, tudo que ele promete fazer, ele faz, assim como fez com mamadeira e o paninho de dormir.
    Bjim a todas as mamis e seus filhotes!

Deixe uma resposta