Meu filho não quer escovar os dentes: saiba como deixar a escovação mais divertida

Escovar os dentes deve ser um hábito fundamental na rotina de todas as pessoas. Além de assegurar a saúde bucal, evita algumas situações constrangedores, como por exemplo, o mau hálito. Porém, quando se trata dos pequenos, nem sempre essa tarefa é tão simples. Devido à correria do dia a dia, esse momento acaba se tornando uma ação automática e nada divertida. 

“É preciso convencer a criança sobre a importância de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. Porém, tentar obrigar ela a isso não é o caminho ideal. A melhor opção é descobrir alternativas, investindo em argumentos que a façam entender o porquê dessa necessidade, de preferência de maneira lúdica e amigável”,Dra. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista da GUM.

Sendo assim, a dentista separou algumas sugestões que vão auxiliar a tornar o momento muito mais alegre e agradável. Confira: 

• Escovação em família: 

Uma boa alternativa é propor que todos da família escovem os dentes juntos, sendo exemplo para a criança. “Mostre ao pequeno como se deve escovar os dentes, um a um, desde os dentes da frente até os dentes do fundo. Mostre a ele como isso pode ser muito legal e depois peça para que ele faça o mesmo”, indica. 

• Invente brincadeiras: 

Criar uma história tendo como personagens os dentinhos pode ser uma boa opção de motivar a crianças a querer escová-los. Além disso, é possível inventar músicas e brincadeiras, reforçando a ideia de o quão engraçado e divertido esse momento pode ser. 

“Incentivar o pequeno a escovar o dente de algum brinquedo, competir para ver quem escova o dente melhor ou até mesmo brincar de seu mestre mandou, deixando ele dizer o que fazer com a escova primeiro, são boas formas de ensinar de forma lúdica”, sugere. 

• Escolha a escova e a pasta certa: 

Escolher uma escova adequada é importante para que a criança se sinta confortável na hora da escovação. Escovas de personagens, que emitem luz ou som, são a melhor opção para mantê-las entretidas durante a ação 

Outro ponto de extrema importância é o creme dental. “Ele precisa ter pelo menos 1.000 ppm de flúor e ser utilizado na quantidade certa, promovendo assim, maior saúde aos dentes”, finaliza. 

Deixe uma resposta