Na lancheira

O Pedro já voltou pra escola, mas para muitas crianças as férias escolares estão acabando ( E é justamente no período de volta ás aulas que aparecem as dúvidas de como preparar uma lancheira saudável para as crianças. As mães, apesar do dia a dia corrido, não devem cair na tentação de montar a lancheira com bolos, biscoitos recheados, sucos industrializados, salgadinhos, entre outros. Estes alimentos são ricos em calorias vazias, ou seja, oferecem poucos nutrientes, além de serem ricos em açúcar e sódio.

A melhor opção é sempre deixar de lado alimentos industrializados, guloseimas açucaradas e lanches recheados de gordura, incentivando os pequenos a se alimentarem de forma correta, com alimentos naturais como frutas, legumes e verduras. É importante lembrar que a deficiência de nutrientes e vitaminas em crianças pode provocar dificuldade de aprendizado, irritação, falta de atenção, ganho de peso e risco de doenças na fase adulta.

“Recomenda-se trocar os alimentos refinados pelos integrais, por exemplo, bolacha cream cracker por biscoito integral, que é rico em fibra e tem baixo teor de gordura”, explica a nutricionista, Aritiane Silva. Os pais também podem oferecer biscoito de polvilho, uma fruta e iogurte ou pão integral com geleia e suco natural, por exemplo. “Já existem opções de sucos prensados a frio, feitos com frutas e vegetais, que são tão práticos quanto os de caixinha, mas com a vantagem de oferecer muito mais nutrientes, sem a adição de açúcar ou conservantes”, recomenda.

O consumo dos sucos naturais, além de contribuir com o aporte de vitaminas e minerais, também ajuda na hidratação, e é um excelente substituto dos refrigerantes e outras bebidas ricas em açúcar. “Os sucos costumam ter maior aceitação das crianças em relação às frutas e legumes em pedaços e quanto maior a combinação de frutas e vegetais, melhor oferta de nutrientes a criança receberá”, afirma Aritiane.

Então anote a dica de de suco para comprar, que não contêm conservantes ou açúcar e são prensados a frio, uma tecnologia inovadora que preserva de três a cinco vezes mais os nutrientes. A prensa a frio permite que o suco permaneça fresco por até três dias na geladeira, ou congelado por até seis meses, sem perder sabor ou nutrientes. ( Preço: R$6,00 – unidade www.itgreenfoods.com.br) Eu e o Pedrinho tomamos!!

*Bjins*

Deixe uma resposta