Natal com as crianças: o verdadeiro sentido

O Pedrinho me perguntou no ano passado sobre a existência do Papai Noel…. e eu expliquei a ele a verdadeira história do Bom Velhinho

As crianças muitas vezes pedem presentes caros na cartinha do Noel, e quando não temos como comprar, ficamos procurando explicações para dar quando embaixo da árvore não terá o tal presente. Mas agora já consigo explicar melhor ao Pedrinho sobre o verdadeiro sentido do Natal, e assim, o consumismo consciente surge …

Vamos aproveitar essa época para ensinar aos nossos filhos que Natal não é sinônimo de compras.

É importante conversar com as crianças para que essa data comemorativa não seja associada a momentos de compras. Lembre-se: consumir por impulso e, ao mesmo tempo, querer educar uma criança para o consumo consciente pode ser pouco eficaz, portanto, ser coerente nas atitudes é importante.

Incentive e ajude as suas crianças a confeccionarem os presentes de Natal que gostariam de oferecer, em vez de os comprar. É uma excelente maneira de lhes mostrar que não é o valor monetário que mais interessa, mas sim a intenção. Poupa-se nos presentes e ganha-se em dedicação e carinho.

O Natal existe porque Jesus Cristo nasceu e, sendo este o seu aniversário, nada mais apropriado do que o recordar. Independentemente das tradições religiosos serem ou não praticadas no seio da vossa família, nada impede que não possam ler juntos a história do nascimento de Jesus, seja através da Bíblia, seja através de livros apropriados para crianças. Ensine aos pequenos qual a origem do Natal, ou seja, o motivo de tanta festa.

Em seguimento da história de nascimento de Jesus, faça questão de integrar um presépio na sua decoração natalícia. Se o seu cenário de natividade for muito antigo ou demasiado frágil para mãos pequeninas, adquira um presépio mais barato com o qual os miúdos possam “brincar”. Aproveite e leia a história de Jesus junto do presépio, ficando a cargo das crianças colocar as figuras nas suas respetivas posições à medida que a história se vai desenrolando.

Lembre-se de que o objetivo é mostrar às crianças o Verdadeiro Significado do Natal…

Eu e o Pedrinho desejamos a todos um Feliz Natal, lembrando que melhor do que todos os presentes debaixo da árvore de Natal é a presença de uma Família Feliz!!!

Deixe uma resposta