Nutricionista dá dicas para manter a alimentação saudável nas férias escolares

Pais devem manter horários das refeições das crianças e não deixar doces à vontade..

Quem tem crianças e adolescentes em casa sabe que as férias escolares são um período de viagem, passeios e diversão, mas que também pode prejudicar a rotina alimentar do dia a dia e ter excessos de doces e guloseimas se os pais ou responsáveis não tomarem alguns cuidados. Para evitar essas situações e manter a alimentação saudável dos pequenos e dos grandinhos, a nutricionista clínica da LC Restaurantes, dá algumas dicas simples, mas muito valiosas.

 

“A dica principal é tentar manter a rotina alimentar. Se a família for passar as férias em lugares que tenham cozinhas, fica mais fácil ainda. Tenha sempre frutas e legumes. O ideal é não mudar muito a rotina da criança, tentar manter horários das refeições e não deixar a criança tão à vontade, comendo doces e alimentos que não façam parte da rotina habitual, isso pode dificultar e fazer com que, no momento das principais refeições, eles não estejam com fome”, explica a nutricionista.

 

A nutricionista recomenda que os pais tenham em casa e ofereçam sempre alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras, cereais e leguminosas. “É o básico do dia a dia. O prato deve ter muita cor, assim garante qualidade nutricional para as crianças e adolescentes”, completa.

 

Por ouro lado, ela adverte que alimentos adoçados ou açucarados devem ser consumidos o mínimo possível pelas crianças. “Segundo normativas de pediatria e nutrição materno infantil, antes dos 2 anos de vida não é recomendado a criança consumir nenhum tipo de açúcar ou alimento adoçado. Essa medida visa prevenir doenças como diabetes e obesidade”, salienta.

 

Para facilitar o preparo das refeições, Vanessa recomenda que alguns alimentos fiquem pré-preparados, como, por exemplo, deixar tomates cereja higienizados, que podem ser consumidos como petiscos; deixar folhas limpas e secas também auxilia na hora de montar um sanduíche. Outras opções práticas, rápidas e que são benéficas para a saúde, de acordo com a nutricionista, são alimentos tipo snacks, como biscoitos de arroz e polvilho. Já para lanches, a indicação da especialista é wrap com pão folha, pão sírio ou folha de couve.

 

A nutricionista separou duas receitas saudáveis (uma salgada e uma doce), leves, deliciosas e fáceis de preparar para as crianças se deliciarem nas férias. Confira!

 

WRAP DE ATUM

Ingredientes:

2 fatias de pão folha

2 colheres de sopa de atum (também pode ser frango cozido desfiado)

2 fatias de queijo branco

1/2 cebola picada

2 folhas de alface picada

2 colheres de sopa de cenoura ralada

1 colher de sopa de tomate picado

Modo de preparo:

Rechear os pães e enrolar como rocambole.

Use a criatividade e faça recheios variados, pode utilizar patês e molhos.

 

PICOLÉ DE KIWI

Ingredientes:

3 kiwis

200 gramas de chocolate amargo para banhar

Palitos de picolé ou canudos para espetar as frutas

Modo de preparo:

Descasque os kiwis e corte em fatias de 1 cm de espessura. Espete palitos de picolé cuidando para não atravessá-los e leve para congelar em uma assadeira forrada com um plástico ou papel alumínio.

Derreta o chocolate em banho-maria, coloque em um copo e banhe os kiwis congelados. A cobertura irá endurecer em contato com a fruta e formará aquela casquinha crocante que todo mundo adora!

Deixe uma resposta