O que o Carnaval pode ensinar ao seu filho?

image
Samba, bateria, desfiles, marchinhas, maracatus, sambas de roda, afoxés, frevo, entrudo, blocos de rua. Essas são algumas das manifestações da cultura popular brasileira que encontramos no período do Carnaval, e que mostram para as crianças valores culturais e históricos do Brasil que vão muito além do Carnaval mostrado na TV.

Além das fantasias e máscaras no dia da folia , será que o valor simbólico do Carnaval é realmente percebido e transmitido para os nossos filhos?

Chiquinha Gonzaga, Braguinha (também conhecido como João de Barro), Ary Barroso, Noel Rosa, Lamartine Babo e Irmãos Valença são alguns dos mais importantes compositores populares do Brasil do século 20. O Carnaval é um bom período para apresentar artistas como esses às crianças.

Não é só a música que pode ser abordada no carnaval; a história ou a religião também…

O Carnaval diz muito sobre a história do Brasil e da antiga sociedade europeia. Segundo algumas correntes, o Carnaval teria como marco inicial os cultos agrários de povos antigos como os egípcios, persas, fenícios e gregos. As comemorações marcavam o início da primavera, quando os povos dançavam ao redor de fogueiras, usando máscaras e adereços para a garantia de uma boa colheita. A festa só surgiu como verdadeira prática pagã (sem crença religiosa) no Império Romano. Depois, foi incorporada ao calendário católico pela Igreja e chegou ao Brasil junto à colônia portuguesa. Aqui a comemoração foi encorpada pelas manifestações culturais dos negros escravos, a grande massa popular no Brasil do século 19. Todo esse conteúdo histórico pode ser transmitido em aula para os alunos.

Carnaval é uma delícia. E desta forma seu pequeno não irá só sair pulando no salão , vai entender mais sobre a sua cultura e matar a curiosidade sobre a festa!!!

Fonte: Educar para Crescer

Olha a nossa diversão ai .. E o tema vai render história na hora de dormir 😉

image

image

image

image

image

E como foi o Carnaval de vocês?
*Bjins*

Deixe uma resposta