Samba, bateria, desfiles, marchinhas, maracatus, sambas de roda, afoxés, frevo, entrudo, blocos de rua. Essas são algumas das manifestações da cultura popular brasileira que encontramos no período do Carnaval, e que mostram para as crianças valores culturais e históricos do Brasil que vão muito além do Carnaval mostrado na TV.
Além das fantasias e máscaras no dia da folia , será que o valor simbólico do Carnaval é realmente percebido e transmitido para os nossos filhos?
Chiquinha Gonzaga, Braguinha (também conhecido como João de Barro), Ary Barroso, Noel Rosa, Lamartine Babo e Irmãos Valença são alguns dos mais importantes compositores populares do Brasil do século 20. O Carnaval é um bom período para apresentar artistas como esses às crianças.
Não é só a música que pode ser abordada no carnaval; a história ou a religião também…
O Carnaval diz muito sobre a história do Brasil e da antiga sociedade europeia. Segundo algumas correntes, o Carnaval teria como marco inicial os cultos agrários de povos antigos como os egípcios, persas, fenícios e gregos. As comemorações marcavam o início da primavera, quando os povos dançavam ao redor de fogueiras, usando máscaras e adereços para a garantia de uma boa colheita. A festa só surgiu como verdadeira prática pagã (sem crença religiosa) no Império Romano. Depois, foi incorporada ao calendário católico pela Igreja e chegou ao Brasil junto à colônia portuguesa. Aqui a comemoração foi encorpada pelas manifestações culturais dos negros escravos, a grande massa popular no Brasil do século 19. Todo esse conteúdo histórico pode ser transmitido em aula para os alunos.
Carnaval é uma delícia. E desta forma seu pequeno não irá só sair pulando no salão , vai entender mais sobre a sua cultura e matar a curiosidade sobre a festa!!!
Fonte: Educar para Crescer
Olha a nossa diversão ai .. E o tema vai render história na hora de dormir 😉
E como foi o Carnaval de vocês?
*Bjins*