PERAMBULAR é a nova exposição do Sesc Jundiaí

A mostra traz um resgate lúdico das geografias luso-brasileiras separadas pelo Atlântico

A exposição propõe um passeio brincante e instigante pelas línguas portuguesas faladas no Brasil e em Portugal. E apresenta uma cartografia poética que brinca com as palavras e os elementos da natureza daqui e de lá. A mostra vai perambular por Jundiaí apresentando as miudezas e as grandezas da cultura material e imaterial do povo português e do povo brasileiro, nossas semelhanças e diferenças separadas pelo Oceano Atlântico.

A autora explica que Perambular nasceu de inúmeras viagens a Portugal, de uma longa pesquisa poética e de muitas andanças por aquele pequeno país de geografia tão elástica, encontrando lá um pouco do que é o Brasil.

Perambular deve agradar e unir todas as gerações – de crianças a avós – nesse mergulho pelo universo luso-brasileiro, com seus brinquedos, suas brincadeiras, poemas e sons. Resgatar este conhecimento, tantas vezes esquecido, é saber como a língua portuguesa se reinventa no Brasil e em Portugal, países homenageados desta mostra.     

Sobre os artistas

Selma Maria

Escritora, atriz, arte-educadora, pesquisadora de brinquedos e curadora de exposições que unem os temas literatura e infância. “Meninos Quietos” foi a primeira mostra que realizou e é também o nome do seu primeiro livro. Participa de projetos socioeducativos em várias regiões do Brasil e em outros países, como, por exemplo, FLIP; Feira de Porto Alegre; FÓLIO – Óbidos. Em Portugal, desde 2011 realiza pesquisas e apresenta em suas palestras a cultura da infância brasileira. A partir de 2015, publica livros sobre temas portugueses que criam jogos com a língua. De cada lugar que viaja e pesquisa, traz uma história que, depois, vira livro. No Minho, criou  “O Livro do Palavrão”. “Brinquedos Miúdos e Graúdos” nasceu em Lisboa. Nos Açores, escreveu sobre a baleia Comum. No Algarve surgiu a história de  “Zurro”, um burrinho muito especial. Em Matosinhos, no CIIMAR, veio ao mundo “Belo, o patinho amarelo”. E de todos esses lugares veio o material da exposição PERAMBULAR.

José Santos

É escritor, voltado para o público infantojuvenil. Pesquisa a cultura popular e sua literatura para crianças desde 2009. Nas várias viagens que fez ao país de seus avós, encontrou lendas, lengalengas, adivinhas, trava-línguas, quadrinhas e cantigas de roda, que fizeram a ponte entre as duas culturas e geraram muitos livros. Com o poeta português José Jorge Letria, criou os livros Infâncias (ganhou o prêmio de melhor livro de língua portuguesa em 2018, concedido pela FNLIJ), Cartas de Lá e de Cá e Dois Josés na Cozinha. Com Mauricio de Sousa, o dicionário sentimental Turma da Mônica: umaviagem a Portugal. Adaptou para o cordel, com Marco Haurélio e Jô Oliveira, o clássico Palmeirim de Inglaterra. Foi escritor visitante do projeto Óbidos – Vila Literária e, atualmente, prepara, com Selma Maria,  o Almanaque Poético Brasil-Portugal.

Hellena Kuasne Anderson

É artista visual, cenógrafa e figurinista. Formada em 2016 em cenografia e figurino pela SP Escola de Teatro. Na produção cenográfica montou 7 exposições no SESC sp com Gabriela Romeu e Selma Maria. Trabalha como assistente da artista plástica Cinthia Marcelle, nas obras IN TER VA LO no MASP e Chão de Caça na Bienal de Veneza de 2017.

Com a presença de Selma Maria e José Santos e intervenções musicais de Ciça Marinho e Daniel Franciscão.

Visitação: até 28/07.

Terças a Sextas, das 09h às 21h30. Sábados, Domingos e Feriados, das 10h às 18h30

Área de Exposições | Livre | Grátis

Agendamento de grupos pelo e-mail: agendamento@jundiai.sescp.org.br

Sesc Jundiaí

Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600

Jardim Botânico – Jundiaí/SP | CEP 13214-206

Tel.: 11 4583-4900
Para mais informações acesso o portal www.sescsp.org.br/jundiai

Deixe uma resposta