Primeira lição de casa

image

O Pedrinho (4 anos) começou a trazer lição de casa este ano , uma graça !!! A primeira que chegou , ele foi logo me explicando o que era pra fazer ( e eu achando que ensinaria a ele, rsrs). Pois é, estamos entrando em uma nova fase por aqui: letras e números começam a entrar na vida do meu filhinho !! E as lições de casa são muito importantes na fase pré-escolar.

Recebi da escola algumas dicas para ajudar na lição de casa e irei dividir com vocês :

CAPRICHO
Deixe-o usar várias cores para colorir os desenhos. Os pais podem indicar as cores certas de cada objeto , porém a decisão final deverá ser da criança , afinal ela está em fase de desenvolvimento da criatividade.

CORREÇÃO
Confira a lição de casa, assim você poderá corrigir algum eventual erro. Mas, cuidado. Não exija do seu filho mais do que ele é capaz.

AJUDA
Ajude, mas nunca faça por seu filho! Explique o que ele deve fazer e indique se está no caminho certo , mas nunca dê a resposta pronta. Caso ele não consiga fazer, avise a professora , dessa forma ela poderá reforçar o conteúdo em sala de aula.

MANTENHA O MATERIAL LIMPO E ORGANIZADO
Não deixe seu filho rabiscar as atividades e seus cadernos. Dá mais vontade de estudar quando eles parecem novos. Reserve um local para guardar o material, assim não terá que procurar na hora da tarefa.

ENCONTRE O HORÁRIO
Perceba em que momento do dia seu filho rende mais. Algumas pessoas se concentram melhor logo após o almoço, outras no início da noite. É importante criar uma rotina e fazer as atividades , de preferência, sempre no mesmo dia e no mesmo horário.

RESPONSABILIDADE
Passe a responsabilidade de executar as atividades enviadas para casa para a criança. Somente assim ela entenderá os objetivos e não culpará os pais caso não possa fazer.
É importante que os pais não usem justificativas, tais como: não precisa fazer, pois está cansado, ou ainda, vamos passear ou viajar e deixar essa lição para depois.

Pois é, temos que ajudar nossos pequenos a entender que quanto mais estudarem, mais aprenderão!

Bjins e boa semana!!

Deixe uma resposta