PRIMEIROS SOCORROS INFANTIL

755740a499ad1dd33fcf1c89eec97ce9

Quedas, tropeções, arranhões e cortes marcam presença no dia a dia das crianças. Eu já passei por alguns sustos com o Pedrinho com tombos e cortes, por isso,  saber o que fazer nessas horas é a melhor coisa!

Pela frequência em que ocorrem no ambiente doméstico, muitas vezes as pessoas deixam de tomar os cuidados necessários para cuidar de machucados e ferimentos na pele. Dependendo do tipo de lesão, ela é classificada de diferentes maneiras que vão desde pequenos cortes que afetam apenas os vasos sanguíneos capilares até lesões mais profundas, que afetam veias e artérias. Todos, independente da gravidade, precisam ser avaliados com atenção.  Merthiolate, indicado para a assepsia da pele e de feridas de pequenas extensões, apresenta dicas para os primeiros socorros de lesões na pele:

Cortes simples

As pequenas lesões na pele que costumam afetar apenas pequenos vasos capilares são muito comuns. Para cuidar da forma adequada, primeiramente deve-se lavar as mãos com sabonete e água corrente. Com as mãos já limpas, o ideal é lavar também a ferida com água e sabonete, de preferência neutro. Em seguida, aplique um antisséptico como Merthiolate para eliminar bactérias e prevenir infecções e, se necessário proteja o ferimento com gaze ou outros curativos.

 

Hemorragia venosa

É quando o corte atinge alguma veia ou vaso maior. Neste caso, os sangramentos costumam ser lentos e contínuos.  É necessário estancar o sangramento com alguma toalha, gaze ou pano limpo. Procure um médico para avaliação do ferimento e necessidade de dar pontos.

Lesões arteriais

Sangramentos intensos ou em jato podem ser sinais de lesões arteriais, por isso, deve-se procurar um pronto-socorro com rapidez. Apenas um médico pode retirar corpos estranhos perfurantes presos na pele, pois muitas vezes esses objetos estão impedindo um sangramento maior e sua retirada pode lesionar ainda mais a região. O mais indicado nestes casos é manter a calma é procurar um pronto-socorro imediatamente.

 

Infecções

Caso haja sinais de infecção, um médico deve ser procurado para o tratamento adequado com o uso de antibióticos. A presença de secreções grossas e de cor forte, aumento da temperatura na ferida, vermelhidão, calor, inchaço ou pus podem ser sinais de que algo não está correndo bem na cicatrização. Também se deve ficar atento à existência de febre ou mal-estar.

Referencias consultadas:
Integridade da pele e cuidados das feridas. In: Potter P. Fundamentos de enfermagem. 8 ed. Elsevier Brasil, 2014. p. 1204-1261. Bula do produto: Merthiolate.

5 comentários em “PRIMEIROS SOCORROS INFANTIL

Deixe uma resposta