Receita do dia

Hoje vou postar a receita de um bolo da Cecília Dale , que segundo ela, sempre faz o maior sucesso nas festas das crianças e nos finais de semana em seu sitio – nunca sobra uma fatia para contar a história. Caseiro mas muito gostoso. Anotem:

Ingredientes:

4 ovos pequenos ou 3 ovos grandes
3 xícaras de açúcar
500g de farinha de trigo
100g de chocolate em pó
250ml de leite de coco (a garrafinha pequena)
75g de margarina
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Duas gotas de essência de baunilha
Bata as claras em neve e reserve. Em outro recipiente, junte a margarina, as gemas, uma xícara do açúcar e as gotas de baunilha, que servem para a massa não ficar com “cheiro de ovo”, segundo a Val. Bata até ficar bem branquinho.

Junte aos poucos todos os outros ingredientes e vá batendo até a massa ficar homogênea. Aí é que entra o “olho” da cozinheira: se a massa ficar muito dura, adicione um pouco de leite, aos poucos, até ficar cremosa, mas não mole demais. Essa parte não tem medida, tem que ir experimentando.

Aos poucos, incorpore as claras e o fermento em pó. Coloque em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno médio por cerca de 40 minutos (está assado quando se enfiar um palito na massa e sair limpo).

Calda de chocolate (para o recheio e a cobertura)

Ingredientes:

2 latas de leite condensado
1/2 tablete (50g) de margarina
6 colheres de sopa de Nescau
Misture todos os ingredientes no fogo até virar um brigadeiro mole. Deixe esfriar e separe uma parte para o recheio, que pode ser misturada com um pouco de creme de leite para amolecer e fazer com que penetre melhor na massa do bolo. O restante serve para cobrir.

Hummm, fiquei com água na boca!! 🙂
*Bjins*

Deixe uma resposta