Receita para Páscoa

image
Ei mamães, já sabem o cardápio para a Psscoa? Essa é a uma das principais comemorações em muitas famílias. A data é um motivo de encontro familiar e reunião de amigos e merece um cardápio caprichado.

Pensando nisso separei uma receita de Bacalhau com creme de alho-poró e cobertura crocante que, além de saborosa, pode colaborar com a saúde de todos. Atualmente, o consumo de peixes pelos brasileiros está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, mas motivos não faltam para incluir esse alimento na rotina: ele pode auxiliar na diminuição dos níveis de LDL colesterol (o colesterol “ruim”) e assim beneficiar a saúde do coração. Além disso, pode ser preparado de diversas formas e com diferentes ingredientes como com a castanha de caju, que contém propriedades antioxidantes e gorduras poli-insaturadas (as gorduras “boas”). Aproveite essa receita e inclua sabor e saúde na sua ceia!

Bacalhau com creme de alho-poró e cobertura crocante

Ingredientes

Recheio

300g de postas de bacalhau
2 litros de água
3 xícaras (chá) de leite desnatado
3 colheres (sopa) de creme vegetal BECEL com sal
2 talos pequenos de alho-poró picados
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
meia colher (chá) de sal
1 pitada de louro em pó
1 colher (sopa) de cebolinha-verde picada
600 g de batata cozida e cortada em rodelas
Cobertura

100 g de castanha-de-caju picada
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de creme vegetal BECEL com sal
Para untar: creme vegetal BECEL

Modo de preparo

1- Na véspera lave bem o bacalhau, coloque em uma tigela, cubra com a água e reserve. Troque a água por quatro vezes nesse período. No dia seguinte escorra, desfie grosseiramente e reserve.

2- Em uma panela grande ferva o leite, junte o bacalhau e cozinhe por 10 minutos. Escorra e reserve o bacalhau e o leite separados.

3- Unte um refratário retangular médio (31 x 19 cm) e reserve.

4- Preaqueça o forno em temperatura média (180º C).

5- Em uma panela grande aqueça o creme vegetal BECEL e refogue o alho-poró até murchar.

6- Polvilhe a farinha de trigo sobre o refogado e junte o leite reservado. Tempere com o sal, o louro, a cebolinha e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e reserve.

Cobertura

7- Em uma tigela pequena, junte com a ponta dos dedos a castanha, a farinha de rosca e o creme vegetal BECEL até formar uma farofa úmida. Reserve.

Montagem

8- Coloque as fatias de batata no fundo do refratário reservado e cubra com o bacalhau e com o creme de alho-poró reservado.

9- Espalhe a farofa de castanha cobrindo toda a superfície e leve ao forno por 20 minutos, ou até começar a dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

Porções: 8 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo de forno: 20 minutos
Tempo total: 1 hora

Humm, deu vontade!! Me contem se gostaram!
Bjins

Deixe uma resposta