Reflexão sobre o papel do Educador

Por Elisabete da Cruz .

 

Aprendemos a falar e aprendemos a silenciar.
Aprendemos a multiplicar, mas também a dividir
Aprendemos a sorrir e a chorar
A se desculpar e a voltar a errar
A se orgulhar e a ter orgulho!
Aprendemos a descobrir todos os dias um modo de viver melhor.
As datas são marcos importantes para refletirmos, para aprendermos a silenciar nossas mentes sobre o verdadeiro sentido da vida, do nosso papel na sociedade, de alguma injustiça ou algo que possa levar a conscientização para o maior número de pessoas!
E o aprender está em tudo que faz sentido! Ele nos conecta, nos une, nos faz crescer!
A educação é isso, é esta certeza inconstante e ao mesmo tempo pulsante.
Ainda estamos aprisionados em paredes, lousas, giz e papel! Ainda temos pessoas infelizes ensinando o outro a receita da felicidade.  Ainda estamos engatinhando para o verdadeiro sentido da palavra educação!
Que este dia seja uma pausa para enxergarmos nosso papel de educador! Educador pai, educador avô, educador porteiro, educador cantineiro… Afinal, educação se faz pelo exemplo, pelo processo de melhoria contínua, pelo amor!  . Parabéns para nós!

 

Essa é a reflexão da educadora Elisabete da Cruz. Precisamos entender que existe uma diferença entre ensinar e educar. É preciso muita união para atingir uma educação de qualidade, para que os alunos também aprendam a fazer, a ser e a conviver.

 

Sobre Elisabete da Cruz

Elisabete da Cruz é educadora, autora, empresária e produtora executiva na área de projetos culturais, educativos e de entretenimento, envolvendo públicos de todas as idades. Destaca-se em sua carreira pela concepção, produção e apresentação do programa “Educação que Bicho é esse?”, da TV UOL, um dos pioneiros do segmento via web. Também foi responsável pela criação e implementação do Parque de Vivências Explora Mundi, onde realizou Festivais multiculturais de relevância ímpar para a educação. Projetos  renomados como  os Festivais  Indígena  Ymãguaré Ayguá e África Mundi,  Viajando pelo Mundo que Brinca, Uma viagem pelos Biomas brasileiros, O folclore nos cinco cantos do Brasil,  Sustentabilidade e Literatura & Brincadeiras, também fazem parte de seu currículo.  Com formação acadêmica em Pedagogia e especialização em Educação Transdisciplinar, atualmente presta consultoria de negócios para várias regiões do Brasil e é diretora executiva da Eloin – Educação pela Experimentação, uma empresa especializada em roteiros e projetos pedagógicos.

Deixe uma resposta