RESPIRAÇÃO CORRETA AJUDA MÃES E FILHOS

fb3d378be89ffcebe40240200a110ad2

A nossa respiração está diretamente ligada ás emoções.  As vantagens que a respiração correta pode trazer vão desde a redução do estresse à melhoria da capacidade de concentração, sem falar em mais vitalidade para desempenhar atividades do dia a dia. Quando oxigenamos o corpo, ganhamos uma dose extra de energia.

Os bebês possuem uma respiração tranquila. Varia de rápida e profunda a mais vagarosa e superficial. Esses ciclos podem ter intervalos de alguns segundos e depois retomam um ritmo mais intenso. Isso é bem normal, às vezes com a presença de suspiros, nos primeiros meses de vida. Conforme vai crescendo e as obrigações e responsabilidades aparecem (ir a escola, dormir cedo, arrumar o quarto, etc), a criança passa a ficar mais irritada e até mesmo estressada. Por isso, para aliviar essa tensão, o melhor é ajuda-la a parar e respirar.

Todas as crianças (e adultos) podem se beneficiar aprendendo técnicas de respiração, mas elas são especialmente úteis para as crianças que lutam com problemas de saúde mentais e comportamentais para impedir agressão, acessos de raiva, ansiedade ou pânico, e colapsos.

Quando as crianças praticam técnicas de respiração úteis, elas podem ficar mais preparadas para enfrentar situações estressantes em suas vidas diárias, sem recorrerem a comportamentos que lhes tragam consequências negativas.

As crianças que lutam com problemas comportamentais muitas vezes reagem ao estresse com comportamentos defensivos, como morder, bater, gritar ou todo tipo de provocação. Estas não estão tentando se comportar mal, mas simplesmente tentando exercer o poder em situações em que elas se sentem impotentes.

A respiração abdominal

Ensinar as crianças a fechar os olhos e ao mesmo tempo inspirar o ar profundamente para seus pulmões irá ajudá-las a se concentrarem para dentro e a empurrar a sua barriga para fora a cada respiração. Pode ser útil oferecer à criança estressada um mantra simples de uma palavra que ela possa usar para ajudá-la a se concentrar em sua respiração profunda, mantendo cada respiração constante e longa, desde que confortável. (principalmente para crianças de 8 anos).

Para as mães, não é diferente, o estresse da rotina e a TPM, podem ficar mais amenas se souber parar um tempo e respirar.

Conheça algumas técnicas de respiração

  • Ao expirar, soltamos o ar a partir de baixo, afundando o umbigo em direção da terra e indo para cima. Procuramos não ficar tensos, tanto na inspiração  quanto na expiração. Vamos fazer esses dois passos várias vezes, sem prender o ar e alongando a respiração. Podemos sugar o ar pelo nariz e solta-lo pela boca, nas primeiras respirações. Mais tarde, vamos realizar toda respiração pelo nariz. Só se estiver congestionado, vamos respirar pela boca.
  • Perceba a sua respiração: deite-se no chão, na cama ou em um colchonete confortável. Feche os olhos suavemente, sem provocar tensão. Com calma, faça dez respirações profundas. Comece devagar e, aos poucos, avance no exercício, tentando puxar e soltar o ar cada vez mais lentamente.
  • Fique sentado em posição confortável, com as costas bem retas, para facilitar a entrada e a saída do ar. Quando for realizar uma tarefa que exija concentração, faça inspirações profundas e conscientes. Quando estiver agitado, ansioso e estressado, concentre-se na expiração. Inspire contando até quatro e expire no dobro de tempo (contando até oito). Repita isso de três a cinco vezes.

A respiração ajuda no bem estar !! vamos respirar ..

Beijinhos

Deixe uma resposta