Hoje aconteceu um encontro muito gostoso e informativo, o Sabor da Saúde, promovido pelo Laboratório Achè | Inellare. Um almoço (aula show) desenvolvido pela nutricionista Gabriela Fregolento e pela finalista do Master Chef Brasil, Raquel Novais, com a proposta de apresentar receitas diferentes ricas em nutrientes e cálcio, além de falar um pouco sobre a relação saúde x gastronomia.
Experimentamos o Quibe de Quinoa e abóbora recheado com ricota e espinafre com gergelim, uma Paella vegetariana com castanha do Pará e um Cheesecake com calda de açaí e aveia. Uma deliciaaa!!
Hoje eu consumi 743,25mg de cálcio, o que corresponde a 74% da quantidade diária recomendada para um adulto. Foi bom ver como é possível comer saudável, com menu rico em cálcio de vegetais, grãos , oleaginosas e lácteos.
Para que o corpo esteja livre de problemas e em equilíbrio, é importante conhecer em quais fontes alimentares encontrar o mineral. O cálcio está presente no leite e em seus derivados, como o queijo e iogurte, em vegetais de folhagem verde-escura, a exemplo da rúcula, hortelã, brócolos, espinafre, agrião, coentro e couve, em peixes, ostras, amêndoas e frutas. Evitando-se, assim, complicações sérias para o organismo e o surgimento de doenças.
É importante ingerir alimentos ricos em cálcio durante toda a fase da vida e indivíduos adultos devem tomar atenção extra a partir dos 50 anos, pois é neste período que se começa a perder massa óssea, especialmente nas mulheres, cujo efeito é mais célere. Durante a gestação e a lactação, é preciso que se acentue o cálcio nas refeições (em média 1.300 mg por dia), o mesmo é válido para os adolescentes, por causa da formação da estrutura óssea
Nem sempre a alimentação alcança um índice tão satisfatório, por isso, conheci a novidade Inellare , que complementa a ingestão de cálcio, e apenas um tablete oferece 40% do que precisamos diariamente! O sabor é muito gostoso e possui a opção zero açúcar.