Saúde de Bebês Prematuros: É Tempo de Falar de Bronquiolite!

Vocês já ouviram falar de “vírus sincicial respiratório” (VSR)? Pois bem, este vírus de nome estranho é o principal responsável pelos casos de bronquiolite em bebês.  Bronquiolite é uma infecção que afeta os bronquíolos.

O VSR é contagioso e circula o ano inteiro no Brasil e no mundo, porém seu pico de maior intensidade varia de região para região, o que chamamos de sazonalidade do vírus.  Em adultos e crianças saudáveis, acima de dois anos, a infecção pelo VSR pode causar os sintomas de um resfriado forte, mas em bebês prematuros, cardiopatas e/ou broncodisplásicos o vírus merece uma atenção especial, porque pode levar a hospitalizações recorrentes.

  • Por isso, mamães e papais de crianças prematuras, cardiopatas ou broncodisplásicas: muita atenção! Na região Norte, o vírus circula especialmente no primeiro semestre (fevereiro a junho); no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, o período de maior incidência vai de março a julho; e na Região Sul, circula entre abril e agosto.

Prevenção

Mesmo sendo um vírus contagioso, é possível prevenir a infecção com dicas para o dia a dia que valem para todos, durante o ano inteiro, como:

  • lavar as mãos com frequência e sempre antes que for tocar no bebê e utilizar álcool gel
  • usar lenços descartáveis, em caso de tosse e coriza
  • manter a casa arejada e as superfícies de objetos limpas, incluindo brinquedos
  • evitar ambientes fechados e fumaça de cigarro na presença da criança.

 

Prematuros

No caso de bebês prematuros, cardiopatas e broncodisplásicos, nos quais a infecção pelo VSR pode ser grave, a Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Imunizações recomendam profilaxia com um anticorpo específico contra o VSR – durante a estação de circulação do vírus, para crianças nascidas em qualquer época do ano nestas condições.

Esta imunização é fornecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e também faz parte do rol de procedimentos obrigatórios estabelecidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para planos/operadoras de saúde.

Para saber mais, conheça o calendário de vacinação especial para prematuros, na página da SBIM – Sociedade Brasileira de Imunização, em https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-prematuro.pdf.  Em caso de dúvidas, lembre-se de sempre conversar com o médico de seu bebê – pediatra ou neonatologista.

 

(Conteúdo desenvolvido em parceria com a AbbVie Brasil)

8 comentários em “Saúde de Bebês Prematuros: É Tempo de Falar de Bronquiolite!

Deixe uma resposta