Saúde Mental: Autoconhecimento pode identificar gatilhos e auxiliar no autocuidado

As mulheres sofreram mais os impactos da pandemia de Covid-19. De acordo com o levantamento realizado pelo IBOPE Inteligência, a pedido da Weleda, 50% das mulheres disseram que já apresentavam quadros de ansiedade, mas com a pandemia os sintomas pioraram

A preocupação com saúde, medo da doença e pressão intensa para conciliar as tarefas pessoais e profissionais são alguns dos fatores que contribuíram para esse número. Segundo a médica Ana Paula Martinho Eckert, o autoconhecimento pode ajudar as mulheres a entender quais são os principais gatilhos e como lidar melhor com esses efeitos.

“A percepção de que nosso corpo e mente necessitam de pausa, de momentos de vazio, trazem enorme benefício. Uma visão ampliada de saúde, com incorporação de técnicas de manejo de estresse, atenção ao sono, alimentação e incorporação de atividades físicas na rotina certamente trazem inúmeros benefícios”, afirma a médica.

A pesquisa também aponta um crescimento de 29% na procura de medicamentos naturais que visam auxiliar na saúde mental. “O Bryophyllum, por exemplo, traz vitalidade e controle de ansiedade para muitas pessoas, ajudando no reencontro do equilíbrio para saúde desejada”, explica a médica. Produzido pela Weleda, o Bryophyllum Argento cultum é um medicamento antroposófico que traz o componente vegetal enriquecido com prata. “Ambos os compostos trazem vitalidade e reequilíbrio, muito importantes para manejo de quadros de instabilidade emocional, esgotamento físico e emocional, irritabilidade e agitação”.

Ana Paula também apoia a adoção de hábitos que auxiliam o equilíbrio mental. Segundo a especialista, é importante estar atento aos pilares que formam um estilo de vida saudável, especialmente à qualidade do sono, o controle do estresse e do excesso de conectividade, praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável. “Essas atitudes são de extrema importância para o autoconhecimento e encontro de pontos de equilíbrio para manutenção da saúde física e emocional.

Deixe um comentário