SEIS DICAS PARA FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO DAS CRIANÇAS

6ab5b30a8579b41300590c0b9c66d8d6

O aumento de casos de H1N1 neste ano, antes mesmo do fim do verão, mostrou que a gripe e os resfriados não são doenças exclusivas do inverno. Esse novo cenário reforça ainda mais a importância de ter um sistema imunológico, especialmente das crianças e grávidas, fortalecido durante todo o ano.

A Weleda – empresa suíça líder mundial no desenvolvimento de medicamentos e cosméticos com ingredientes naturais e orgânicos – preparou seis dicas que vão ajudar a imunidade estar em alta em todas as estações. A empresa de 95 anos segue os preceitos da Medicina Antroposófica, que busca compreender e tratar o ser humano considerando a sua vida emocional, sua individualidade e a sua relação com a natureza. Para fazer um diagnóstico, por exemplo, essa prática leva em conta não apenas o quadro clínico, os sintomas, os exames físicos e laboratoriais, mas toda a história de vida do paciente.

Segue seis dicas para fortalecer o sistema imunológico das crianças, segundo a medicina antroposófica:

  • Roupas adequadas

Segundo Samir Rahme, médico antroposófico e consultor da Weleda, o que protege a saúde tanto do frio como do calor é a qualidade da roupa. Assim, é preciso evitar roupas sintéticas e dar preferência a algodão, lã, linho (no verão), por exemplo.

  • Comida saudável sempre

Na parte alimentar, o ideal é comer legumes e verduras cozidos e carnes grelhadas. Sementes como castanha de cajú e castanha do Pará também ajudam a nutrir de forma integral o organismo. “Recomendamos dar preferência aos produtos orgânicos ou biodinâmicos, pois eles reforçam a imunidade orgânica”, diz Rahme. A água também é uma importante aliada.

  • Sol ajuda

A Medicina Antroposófica sugere que, sempre que possível, a criança deve ser exposta ao sol, por um tempo pequeno, para ajudar na síntese da Vitamina D, que também é imunoestimulante.

  • Exercícios são essenciais

Samir Rahme informa que a atividade física é muito importante para a imunidade, já que, ao ativar a circulação, o resultado é um processo de calor, que é a base para o funcionamento do sistema imune. “A partir dos 2 anos, as crianças estão aptas para atividade como natação, que ajuda também no desenvolvimento infantil como um todo”, diz o médico antroposófico.

  • Exemplo dentro de casa

Para estimular os hábitos de higiene – como lavar as mãos e não colocá-las na boca, olhos e nariz, espirrar e tossir usando o braço como proteção –, Rahme sugere que os pais façam essas atividades na frente das crianças, ressaltando os benefícios dos hábitos para que os pequenos os imitem sempre.

  • Ambiente harmonioso

Segundo o médico antroposófico, uma das maneiras dos pais ajudarem a fortalecer o sistema imunológico das crianças é mantendo um ambiente amoroso e harmonioso dentro de casa. “Isso ajuda a criança a superar qualquer crise, seja ela física ou emocional”, diz Rahme.

Gostaram das dicas?

Beijinhos e até amanhã

Deixe uma resposta