Seja solidário neste Natal

Gift.

Nesse período do ano, o espírito solidário se intensifica, e há várias maneiras de expressar solidariedade..

Há aqueles que já se envolvem em projetos sociais, mas querem se engajar em novas ações na época do Natal. Outros têm vontade de ser solidários, mas acham difícil dedicar tempo ou encontrar projetos “do bem” e ligados a instituições sérias.

É possível ser solidário através de pequenos gestos, adotando atitudes simples..

Doe roupas, sapatos e outros itens que não usa: O final de ano costuma ser uma época em que compramos presentes para os nossos familiares e amigos. Não há nada de errado com isso, mas por quê não aproveitar e fazer uma “limpeza” nos armários, separando itens em bom estado que não são mais utilizados para doar a pessoas que precisam e instituições? Dessa forma, além de sobrar mais espaço para guardar os novos itens que você comprar ou ganhar de presente, você exercitará sua solidariedade.

Engaje-se com uma instituição de caridade: No Natal, as instituições organizam campanhas para arrecadar itens como brinquedos, roupas e alimentos para pessoas carentes. Engajar-se com uma delas também pode ser uma boa opção, e dá muito menos trabalho do que se imagina. Em algumas, é preciso ir à instituição em apenas uma data, para entregar os presentes arrecadados. Em outras, nem é preciso sair de casa, é possível transferir o valor via conta bancária, enquanto outras instituições retiram os itens que serão doados.  Por isso, pesquise, informe-se e faça sua parte nesse Natal!

Não desperdice alimentos: Preparar aquela ceia deliciosa para saborear com a família é uma delícia, mas não se pode esquecer que há muita gente que gostaria de ter uma ceia, mas que não consegue por falta de recursos financeiros. Por isso, nada de desperdiçar alimentos!  Tente otimizar os pratos que serão preparados, organizando com seus familiares para que não falte nada, mas para que também não vá comida para o lixo! Caso sobrem alimentos que não serão consumidos, doe a quem poderá comê-los. Dizer não ao desperdício de comida também é uma forma de ser solidário.

Faça uma ceia solidária em família: Que tal organizar um amigo-secreto solidário, em que parte do valor que seria usado para presentes seja revertida para uma instituição de caridade? Essa é uma forma de se divertir ao lado da família e ser solidário ao mesmo tempo. Para isso, pesquise sobre as instituições existentes e veja para qual delas você e a sua família gostariam de contribuir. Estipule também um valor para os presentes, e a porcentagem que será revertida para doação.

Compre para ajudar: O projeto Pão Amigo , da Emulzint., fabricado com ingredientes selecionados, é um pão de leite macio e fonte de cálcio, mineral essencial para a formação dos ossos e dentes na infância. O produto também tem baixo teor de gorduras totais e é zero gorduras trans. Um de seus principais ingredientes é a solidariedade, já que parte das vendas do Pão Amigo é revertida para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Ou seja, quem compra o Pão Amigo colabora com as crianças atendidas pela AACD.

Beijinhos e um Feliz Natal !!!

Deixe um comentário