SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Não é incomum o autismo ser tratado como limitação. Mas como atentar para as possibilidades do autismo? Essa é uma das questões que a Semana de Conscientização do Autismo – 5ª edição pretende responder. Para isso, a programação começa com um debate com profissionais e pais de pessoas autistas. Por toda a semana acontecem atividades vivenciais voltadas para crianças e adultos autistas, como o Espaço Sensorial (que convida a uma experiência lúdica). E ações educativas e informativas para familiares, educadores e o público em geral, como o Música em Cena (apresentação dramatizada da história da construção do MASP – Museu de Arte de São Paulo).

“Queremos que as pessoas atentem para o que é possível ao invés de olhar só para o que não pode ser feito, para o que não acontece e para o que não dá certo”, explica Camila Oliveira, Coordenadora Educativa do Programa CCBB Educativo do Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO

Mesa Redonda
Comunicação através do afeto / Um olhar além do autismo / Vamos falar sobre o autista adulto?/ A vivência de uma mãe
Debate com Adriana Fernandes (fonoaudióloga pela UFRJ), Roberta Caminha
(psicóloga, doutora em Psicologia pela PUC-RIO), Luiz Fernando Vianna (jornalista), Tatiana Henrique (atriz, com mestrado em Memória Social pela UniRio, mãe de filho autista).
Público-alvo: Pessoas autistas, familiares, professores, educadores, pedagogos, terapeutas, psicólogos e outros interessados.
Data: 3 de abril
Hora: 18h às 20h30
Local: Auditório do 4º andar
*Entrada por ordem de chegada. Sujeito à lotação.

Visitas Mediadas
A atividade visa a provocar reflexões por meio de conversas entre educadores, visitantes e as obras expostas no CCBB. Há roteiros para todos os tipos de público: escolar, famílias, jovens e adultos, pessoas com deficiência.
Dias: todos os dias, exceto terças-feiras
Hora: dias úteis: 11h e 17h; sábados e domingos: 12h
*Horários sujeitos a alterações.

Laboratório Aberto
A atividade propõe experiências, vivências e reflexões, estimulando novas leituras do mundo por meio de ações relacionadas ao tema da exposição.
Dias: sábado e domingo
Hora: 14h às 16h
Local: Salão de Inverno
Atividades: A Forma do encontro – Como você enxerga o outro? Até que ponto aquilo que você vê é parte de si mesmo? Opus Corpus – O que é estar em uma obra? Como meu corpo se comportaria em determinada atmosfera?

Espaço Sensorial
Na exposição “Entre Nós – A figura humana no acervo do MASP”, o corpo humano aparece em diferentes épocas, sujeitos a um tempo histórico, um tempo coletivo. O Espaço Sensorial convida o visitante a experimentar um momento que faz do indivíduo um coletivo, permitindo se perceber em outro tempo e por outro alguém.
Horários com acompanhamento de Educadores: segunda, quarta, sábado e domingo: de 9h às 18h; Quinta e sexta-feira: 9h às 12h e 16h às 18h
Local: rotunda do CCBB

Música Em Cena: “MASP – Um só Coração”
Atores e músicos contam a história da criação do MASP (Museu de Arte de São Paulo); o encontro de Assis Chateaubriand com Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi, a construção do edifício e a formação do acervo do museu.
Dias: segunda e sexta
Hora: 14h
Local: Teatro III

Em Cantos e Contos
Por meio da contação de histórias, a atividade propõe um novo olhar sobre o acervo da exposição. O formato das apresentações das histórias é sempre uma surpresa. A atividade é para toda a família (crianças a partir de cinco anos).
Data sábado e domingo
Hora: 11h e 16h
Local: Sala 18, 4º andar

Visita Teatralizada
Personagens que dialogam com a exposição “Entre Nós – A Figura Humana no Acervo do MASP” circulam pelo prédio para contar diferentes histórias através dos séculos.
Dias: segunda, quarta, quinta e sexta-feira
Hora: 12h e 16h

Livro Vivo
Atividade lúdica que visa a relação dos visitantes com o objeto livro, estimulando o interesse pela leitura.
Dias: sábado e domingo
Hora: 13h
Local: Biblioteca infanto-juvenil, 5º andar

Acolhimento e Conscientização
Espaço de recepção dos visitantes e acolhimento de autistas. Lounges com tapetes e almofadas em formato de corpo convidam o público a entrar no espírito da programação de uma forma divertida, com informações sobre o tema autismo. As atividades promovem experimentações sensoriais.
Data: 2 a 10 de abril
Hora: 9h às 18h
Local: rotunda
Público-alvo: Pessoas autistas e seus familiares/responsáveis
Possibilidades
Numa encenação, atores e músico mostram as dificuldades e, principalmente, as possibilidades das pessoas com o transtorno do espectro autista. São abordados os sintomas, a dificuldade de relação com a sociedade, a ‘culpabilização’ dos pais e as possibilidades de convivência harmoniosa.
Data: 2 a 10 de abril, exceto dia 6
Horário: 17h
Local: Salão de Chá – 2º andar

SERVIÇO

Programa CCBB Educativo:
SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO: 5ª EDIÇÃO
CCBB Rio de Janeiro
End.: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Tel.: (21) 3808-2020
Atividades: Entrada gratuita por ordem de chegada. Sujeito à lotação do espaço.
Produção: Sapoti Projetos Culturais

Deixe uma resposta