Séries com a temática educação

Eu adoro assistir séries que trazem como temáticas a educação, o comportamento das crianças e adolescentes, os relacionamentos entre pais, filhos, famílias e escolas.

Se você gosta também, aqui estão algumas séries que já assisti na Netflix e que me fizeram refletir:

  • Merlí

Essa série é uma bela metáfora para os ensinamentos do filósofo Sócrates, que pela dúvida, estimulava os cidadãos de Atenas a olhar além das aparências, a buscarem sempre a verdade.

Cada episódio leva o nome de um filósofo, que vira o tema das aulas de Merlí, e que ensina sobre inovação, conflitos com a família e Filosofia. 

  • Rita

A série dinamarquesa acaba de ganhar uma nova temporada, que eu já estou assistindo. Ela conta o dia a dia da professora Rita no ensino fundamental de uma escola pública. Rita parece uma mãe egoísta, mas com lapsos de cuidado.

É uma série sobre autoconhecimento, relações interpessoais, política (os problemas com Educação lembram os desafios que temos por aqui), reencontro com o passado, perdão entre outras diversas subtramas envolventes que permeiam as temporadas.

  • Atypical

A princípio, trata-se da história de Sam, um jovem autista de 18 anos. Porém, pelo menos para mim, trata-se da vida cotidiana de uma família em transformação, cujos integrantes precisam repensar em seus papéis dentro desse núcleo.

Na 1ª temporada, o principal alvo das críticas foi a romantização do espectro autista, e isso fez com que a série evoluísse nas próximas.

Do riso ao choro — da emoção à reflexão — em cada episódio passamos por várias sensações. 

  • 13 Reasons Why 

Nessa série, popular entre os jovens e adolescentes, o que me chamou a atenção foram os assuntos delicados e importantes recorrentes no ensino médio, como bullying, álcool, drogas, etc. E mostra o quão é importante os pais serem presentes, mesmo quando os filhos crescem. A família é base de tudo!

A série gira em torno de uma estudante que se mata após uma série de agressões sofridas dos colegas no ambiente escolar. 

  • When Calls the Heart

A série conta a história de Elizabeth Thatcher, uma professora vinda de família rica que se muda para a pequena cidade de Coal Valley, na fronteira do Canadá, ao receber uma proposta de trabalho. 

Linda e recheada de valores essenciais para se manter a ordem na civilização. 

Além dos dramas existentes na cidade que sempre demonstra a solidariedade, perdão, fé e caridade entre seus membros, um outro motor da série é a visão do amor. 

Ou seja, um resgate de valores! 

  • O Começo da Vida 

Esta é uma série documental para se aprofundar mais no universo da Educação Infantil. Contando a história real de famílias de diversas partes do mundo, a produção brasileira aborda a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada indivíduo. Dividida em seis episódios e tendo como base os avanços na tecnologia e na neurociência, O começo da vida avalia como o ambiente influencia as crianças e como elas podem afetar o nosso futuro. É um relato sobre desenvolvimento infantil que abrange os estágios de aprendizagem, a importância da interação com adultos e os desafios de se tornar pai e mãe

  • Cara gente branca

Esta série estadunidense retrata a realidade de alunos negros de uma conceituada universidade nos Estados Unidos. A narrativa mostra como esses estudantes precisam se organizar para enfrentar o desrespeito e a política evasiva e sem regras definidas da escola que, infelizmente, está longe de ser pós-racial. É uma boa sugestão para quem quer entender melhor e analisar novos pontos de vista a respeito da questão racial, considerando, especialmente, a perspectiva da juventude.

  • Daughters of destiny

Com apenas quatro episódios, Filhas do destino, em tradução livre, é uma série documental sobre a realidade de cinco meninas de algumas das comunidades mais pobres da Índia. A produção acompanha a jornada dessas jovens que, buscando um futuro melhor, estudam em um colégio interno criado pela ONG estadunidense Shanti Bhavan para gerar oportunidades. Apresentando um grande exemplo de uma iniciativa que deu certo, a série mostra como a educação é essencial para transformar a vida das pessoas para melhor.

Tem dicas para me dar de séries com essas temáticas? Vou adorar!

Deixe uma resposta