Serviços online apoiam as mães e incentivam a amamentação

Dentre as muitas adaptações que a sociedade está vivenciando no período da pandemia e recomendações de distanciamento social, futuras mamães estão experimentando o novo normal por meio de serviços digitais e redes sociais. E no processo do aleitamento materno tanto durante a gestação quanto depois para estimular que o bebê continue recebendo o leite materno em casa e com o apoio de todos ao redor, a Maternidade Pro Matre Paulista desenvolveu um Curso Online de Amamentação para que, na comodidade de suas casas e no seu tempo, as mães possam sanar suas principais dúvidas, e lança serviço de teleatendimento por videochamada no celular para acompanhamento pós-alta com orientação das especialistas e embaixadoras. 

Os novos serviços da Pro Matre intensificam as ações da Maternidade em relação ao tema, principalmente quando é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (1 a 7 de agosto) e durante o Agosto Dourado, mês de promoção ao aleitamento materno. Criada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (sigla WABA em inglês) e celebrada em mais de 120 países, a ação realiza este ano sua 29ª edição e que tem como slogan “Apoiar a Amamentação para um planeta mais saudável”. 

A amamentação é essencial para o desenvolvimento e a saúde do bebê. A Pro Matre tem como compromisso o incentivo ao aleitamento materno e, por isso, logo que o bebê nasce, ainda na sala de parto, se mãe e recém-nascido estiverem em condições clínicas adequadas já é possível promover o contato pele a pele e a amamentação na primeira hora de vida, a chamada ‘Hora Dourada’. 

Por isso, para reforçar ainda mais a conscientização do tema, o Curso de Amamentação Online vem para agregar a rotina das mães que tiveram que ser adaptadas e mais do que nunca estão utilizando a tecnologia em busca de proximidade, segurança, acolhimento, bem-estar e conhecimento em um dos momentos mais importantes de sua vida que é ter um filho. O Curso da Pro Matre é voltado para todas as pessoas interessadas no tema e aborda os benefícios da amamentação, as principais mudanças fisiológicas no corpo da gestante, a necessidade de adotar uma posição confortável para amamentar, orientação de como o bebê deve fazer a pega adequada no seio para receber o leite materno, além de informações sobre como é o processo da descida do leite após o nascimento e sobre a quantidade personalizada e exclusiva de nutrientes em cada fase do crescimento de seu filho. Com carga horária de três horas e dividido em seis módulos, o curso pode ser adquirido no próprio site da Maternidade. 

Após o parto, muitas vezes a amamentação é um desafio ainda no período de internação no hospital e, assim, entra a experiência da equipe de enfermeiras da Pro Matre, que pode identificar logo no primeiro e segundo dia muitas das dificuldades no processo. Por isso, a Maternidade trabalha diariamente para que a orientação adequada chegue até elas por meio de suas embaixadoras da amamentação: trata-se de enfermeiras que auxiliam as mães no aleitamento materno e, assim, incentivam a continuidade da amamentação em casa e com o apoio de todos ao redor desse momento da família. 

Para oferecer todo esse suporte às mães, a Maternidade conta com enfermeiras especialistas em aleitamento materno e atua no desenvolvimento e treinamento constante de seus profissionais. Um exemplo disso é a ‘Trilha da Amamentação’ na Pro Matre, uma trilha de treinamento que tem como objetivo trabalhar o conhecimento, a habilidade (saber fazer) e o comportamento (como fazer) de suas equipes médicas e de enfermagem para tornar a amamentação a grande protagonista. 

A orientação adequada e a continuidade do aleitamento materno em casa devem levar em consideração três âmbitos: o assistencial – que é cuidado ainda dentro da Maternidade durante a internação e também pelo Curso Online de Amamentação que pode ser feito na gestação ou pós-alta, além do acompanhamento pós-alta com orientação das especialistas e embaixadoras por meio do serviço de teleatendimento por videochamada no celular; a educação e qualificação dos profissionais que passam por constantes treinamentos; e a educação da paciente e família por meio de informações disponíveis no site da Pro Matre em formato de texto, vídeo, webinars e e-book. 

“O leite materno é o alimento mais completo nos primeiros seis meses de vida, e colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, anemia e obesidade, além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo por fornecer uma quantidade personalizada e exclusiva de nutrientes para cada fase de seu crescimento. O aleitamento materno pode ser desafiador inicialmente, mas com uma rede de apoio torna-se um processo natural e contribui para a mãe completar a formação do vínculo com seu bebê que começou ainda na gestação”, afirma Dra. Mônica Carceles, pediatra neonatologista e coordenadora do Berçário da Pro Matre Paulista. 

Também para proporcionar que os bebês internados na UTI Neonatal da Pro Matre recebam leite materno sempre que tiverem condições clínicas, a Maternidade conta com Banco de Leite e lactário onde as mães recebem orientação das nutricionistas e enfermeiras para extrair o leite, que logo em seguida segue para tratamento e armazenamento. Em 2019 foram captados 2.148 litros de leite que atenderam a 1.440 bebês de 1.292 mães doadoras, o que contribuiu para que a maioria dos bebês com alta da UTI Neonatal recebessem leite materno e seguissem com a amamentação em casa. 

Deixe uma resposta