Sobremesas refrescantes e fáceis para a primavera

Aprenda como fazer Torta Light de Ricota e Morango e Salada de Frutas Quente e Fria

Em 22 de setembro, inicia-se a primavera. Com o aumento da temperatura após o fim do inverno, é preciso investir em receitas mais refrescantes. Por isso, sugiro sobremesas leves e coloridas, assim como o clima primaveril.

Práticas, todas as receitas ficam prontas em até 30 minutos.

A primeira dica é a Torta Light de Ricota e Morango, ideal para quem busca opções com menor teor calórico. Por fim, a Salada de Frutas Quente e Fria é o investimento certo para quem busca inovar, pois o doce traz uma mistura certeira entre merengue, frutas e sorvete.

A vida acontece nos detalhes. Por isso, capriche na decoração da mesa, com itens bem coloridos e floridos. Para aprender as receitas, confira abaixo o modo de preparo das receitas:

Torta Light de Ricota e morango

Ingredientes
Massa:
½ embalagem de Biscoito Maizena Adria
6 colheres (sopa) de margarina light

Recheio:
250g de ricota picada1 iogurte de morango light (170g)½ xícara (chá) de leite desnatado1 embalagem de creme de leite light (200g)6 colheres (sopa) de açúcar light1 caixinha de morango picado (300g)

Modo de Preparo
Massa:
– Bata no liquidificador, aos poucos, o biscoito maizena até obter uma farofa. Passe para uma tigela acrescente a margarina e misture até obter uma massa homogênea. Forre o fundo e a lateral de uma forma média desmontável (22cm de diâmetro) apertando para aderir bem. Leve ao forno (médio) por 10 minutos. Reserve.

Recheio: 
– Bata no liquidificador os 4 primeiros ingredientes com 2 colheres (sopa) de açúcar. Reserve.

– Leve ao fogo o morango com o açúcar restante e cozinhe rapidamente. Junte metade ao creme batido. Recheie a torta reservada e cubra com o morango restante. Leve à geladeira.

– Sirva bem gelada.

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Salada de Frutas Quente e Fria

Ingredientes: 
1 embalagem de Biscoito Maizena Adria 
3 xícaras (chá) de frutas picadas da estação (uva, banana, pêssego, manga)Raspas e suco de 2 laranjas4 colheres (sopa) de Cointreau2 colheres (sopa) de açúcar cristal1 litro de sorvete de creme4 claras8 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:
– Comece regando as frutas com o suco de laranja e o Cointreau. – Polvilhe o açúcar, acrescente as raspas de laranja e deixe na geladeira por cerca de 1 hora.- Forre o fundo de um refratário retangular grande (33 x 23cm) com os biscoitos maizena. – Espalhe por cima as frutas picadas e regue tudo com o suco que se formou no fundo. 
– Espalhe o sorvete em colheradas e mantenha a travessa no freezer até o momento de finalizá-la. – Na hora de servir, preaqueça o forno em temperatura alta (250ºC). – Bata as claras em neve, junte o açúcar e continue a bater até formar um merengue firme.  – Espalhe-o por igual sobre o sorvete e com as costas de uma colher faça picos. – Polvilhe ligeiramente a superfície com açúcar de confeiteiro. – Leve ao forno quente por cerca de 5 minutos para dourar e sirva a seguir.

Toque do Chef: O sucesso desta sobremesa é dourar o merengue rapidamente, sem que o sorvete derreta.  Para isso, verifique se o forno está bem aquecido. Se o seu forno tiver chama superior (grill), utilize-a exclusivamente sem acender a inferior.

Rendimento: 12 porções

Tempo de Preparo: 25 minutos

Deixe um comentário