Sono materno-infantil

Vocês sabiam que existem crianças que possuem problemas com o sono e que existem especialistas para tratarem disso?! Eu conversei com a consultora do sono Marcia Horbacio e ela esclareceu melhor o assunto..

1) O que faz uma consultora do sono e como ela pode ajudar as famílias com crianças com problema de sono?
A consultora do sono é uma profissional treinada para ajudar os pais a estabelecerem boas práticas de sono, que vão resultar em bons padrões de sono para os filhos. A consultora de sono não é uma treinadora de bebês, embora trabalhe com processos de reeducação de sono para alguns casos. A consultora de sono não é uma profissional de saúde, portanto não prescreve, não trata ou diagnostica.

2) Quantas famílias você já ajudou?
Perto de 2000 famílias em países como Canadá, onde resido, Brasil, Estados Unidos, Austrália, Sri Lanka, Portugal, Peru, Holanda e Inglaterra.

3) Quando se preocupar e procurar ajuda ?!
Deve-se procurar ajuda se o bebê não dorme as horas necessárias para sua faixa de idade, mesmo os pais já tendo feito tudo que podiam; se a criança parece sempre cansada durante o dia, e tem mudanças de humor, ou se os pais sentem que a família toda está exausta e eles não sabem como agir.

4) Quais são os principais problemas de sono que as crianças apresentam?
• Não conseguir adormecer sem ajuda
• Acordar várias vezes a noite
• Acordar muito cedo
• Problemas para dormir de dia

5) De que maneira você ajuda as famílias com o sono dos bebês, já que você não está no Brasil?
As famílias com as quais eu trabalho estão em várias partes do mundo, e no Brasil também. A primeira coisa que faço é conhecer a família, o sono do bebê, a saúde dele e o estilo de maternagem que a família pratica. Encaminhando um questionário por email, eu faço uma investigação do problema, e depois baseado nessas respostas eu escrevo um Plano de Sono que a família vai implementar, com o meu apoio diário por email e Skype.

6) Se o caso do meu bebê for de reeducação de sono, que método você usa?
Eu não trabalho orientada por nenhum método. Eu estudo cada caso e apresento algumas opções de abordagens que podemos utilizar, e é a família quem decide, de acordo com o seu estilo de maternagem e paternagem, o que deseja fazer, e quando eles começam a implementar, nós nos falamos todos os dias por email ou Skype, para que eu possa acompanhar o que está acontecendo e sugerir coisas novas, se preciso, a medida que o processo avança.

Marcia Horbacio é Consultora de Sono materno-infantil, certificada pelo IMI International Maternity Institute, na Califórnia, doula pós-parto certificada pela Cappa Canada, e instrutora formadora de consultoras de sono através do IMI. Marcia trabalha e mora em Toronto há 12 anos e pratica a profissão de consultora do sono há 9 anos.

http://www.nanniesanddoulas.ca/
oficinadosonorj@outlook.com

Uma ótima semana!
*Bjins*

Deixe uma resposta