Sopas quentinhas e saudáveis

No inverno, nada melhor para se esquentar por dentro que uma boa sopa. Se for servida em uma mesa bem posta, com uma louça charmosa, melhor ainda. Dá uma sensação de aconchego, não é? E o melhor de tudo é que não dá muito trabalho para fazer. Aqui vão quatro receitas de sopas gostosas, saudáveis e rápidas que a Cecila Dale dividiu com a gente..

Sopa de tomates:

Inventado pelos espanhóis, o tradicional gazpacho é um caldo de tomates que pode ser servido frio ou quente, e que leva pepinos e pimentões. Como acho os pimentões muito fortes, costumo fazer essa versão abaixo, que é prática, porque usa tomates pelados.

Ingredientes

1 lata de tomates pelados
1 colher de sopa manteiga
1 unidade pequena cebola fatiada
1 cubinho de caldo de carne
2 galhos de salsinha
1 folha louro
1 pitada bicarbonato
1 colher de sopa açúcar (pode substituir por cenoura cozida, que também adoça)
1 colher de sopa farinha de trigo
1 litro água fervendo
Sal a gosto

Modo de fazer

Refogue a cebola na manteiga e coloque a farinha de trigo até dourar bem. Vá pingando a água e mexendo com uma colher de pau até desmanchar a farinha e formar um creme. Junte o resto da água, os tomates pelados, o caldo de carne, a salsinha, o louro, o bicarbonato e o açúcar e ferva por 10 minutos. Passe tudo numa peneira e leve esse creme ao fogo novamente. Acerte o sal e sirva com pão italiano.

Sopa de abóbora

Ingredientes

• 1 colheres (sopa) de azeite extra virgem
• 1 cebola média, picada
• 4 xíc. (chá) de abóbora sem casca, em pedaços
• 1 colheres (café) de raspas de gengibre
• Sal a gosto
• 1 litro de água
• 1 pitada de orégano
• Salsinha picada a gosto

Modo de fazer

Aqueça o azeite, refogue a cebola e, em seguida, a abóbora. Junte o gengibre, sal e a água. Cozinhe até desmanchar. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte aquecer com o orégano e sirva com a salsinha.

Sopa de beterraba

A receita original é de origem russa – chamada borscht – leva repolho e creme azedo. A minha versão é mais simples e gostosa, e acompanhada de uma colher de creme de leite fresco já no prato. Para fazer uma versão mais light, substituo o creme por queijo cottage.

Ingredientes

. 5 beterrabas
. 1 cebola média picada
. 3 xícaras (chá) de caldo de legumes
. 2 colheres (chá) de açúcar
. 2 colheres (sopa) de suco de limão
. Sal a gosto
. 1 colher (sopa) de creme de leite ou cottage

Modo de preparo:

Descasque a beterraba, corte-a em pedaços e cozinhe em água e sal. Escorra e reserve. Numa panela, refogue a cebola num fio de azeite. Junte o caldo e a beterraba e cozinhe por dez minutos. Adicione o açúcar e o limão. Leve para o liquidificador e bata. Devolva à panela, tempere com sal e aqueça. Decore com o cottage ou creme de leite.

Sopa de alho poró

Essa é boa para quando não se tem muitos legumes em casa vai receber alguém de ultima hora. É chic e simples de fazer: leva só batatas como base.

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
300 g de alho poró lavado e picado
150 g de batatas descascadas e picadas
Sal a gosto
100 ml de creme de leite (pode ser light, se preferir)
1 colher (sopa) de amêndoa torrada e fatiada

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente o alho poró e refogue mais um pouco. Adicione a batata picada e coloque 500 ml de água. Tempere com sal e cozinhe em fogo baixo até o alho poró amaciar bem. Retire, triture no liquidificador ou no processador até virar uma pasta. Passe por uma peneira e junte o creme de leite. Misture bem e verifique o sal. Pode servir com croutons por cima.

Hummm, deu água na boca!!
*Bjins*

Deixe uma resposta