Substituição: Sai salgadinho e sódio, entra snack saudável

Falta pouco para o início dos jogos mundiais de futebol, e com isso, os preparativos para as festas, as reuniões e as confraternizações já estão começando. Só que mais importante do que isso, está a nossa saúde. Muitas vezes, para agilizar e facilitar a refeição dos convidados, nos deparamos com uma mesa repleta de elementos muito salgados e gordurosos, que podem ser prejudiciais à saúde.

“Quando vamos para festas ou reuniões entre amigos, costumamos comer uma outra coisinha fora do padrão saudável, isso é normal. Mas em grandes eventos, por exemplo, é muito importante nos policiarmos quanto a isso, afinal o torneio dura um mês inteiro, período mais do que suficiente para gerar prejuízos sérios a nossa saúde. Além disso, devemos lembrar que os jogos mobilizam pessoas de todas as idades, então uma alimentação saudável é mais do que fundamental”, explica a nutricionista e responsável pelo controle de qualidade da Uni Alimentos, Márcia de Almeida.

Contudo, muitos ainda podem pensar que não é tão simples de encontrar alimentos e petiscos saudáveis para substituir os vilões da nossa saúde, por isso a nutricionista Márcia de Almeida,  indica as possíveis substituições que podem ser feitas enquanto rolam as partidas.

Substituição: Sai salgadinho e sódio, entra snack saudável 

“Para substituir os salgadinhos carregados de elementos que prejudicam o nosso colesterol e o nosso coração, procure servir aos convidados snacks à base de batata-doce e mandioca, pois além de possuir muito menos sal, esse tipo de petisco traz também muitos benefícios ao nosso corpo, como a vitamina B1, vitamina C, o alto valor enérgico, o carboidrato e a proteína. Os docinhos podem ser substituídos por biscoitinhos mais saudáveis, como por exemplo os sem glúten, sem conservantes e sem gorduras trans. Para substituir os lanches com alto índice de gorduras, orientamos a escolha da tapioca, pois seu modo de preparo é bem mais rápido e ágil, ela é muito mais leve e saudável, e traz nutrientes excelentes para o nosso corpo, como a vitamina K, o cálcio e o ferro”, explica a nutricionista.

Nos grandes mercados ou nos bazares de esquina, é muito fácil de se encontrar alimentos e snacks um mais saudáveis e práticos. Mas, se preferir, pode fazer em casa.

Segue algumas receitas bacanas que eu encontrei:

Cracker de alecrim : Receita de salgadinho crocante sem glúten, sem ovo e sem lactose. Após preparar a massa você pode cortar no formato desejado e deve assar por cerca de 8 minutos.

Chips de batata doce : Versão saudável de chips usando batata doce ou batata salsa que é assada no forno com alecrim, azeite e tomilho.

Biscoito de polvilho : Biscoito de polvilho é uma boa opção para quem evita glúten. Esta receita leva poucos ingredientes e é mais saudável que a original por levar menos óleo.

Grão de bico crocante : Nesta receita o grão de bico é assado no forno com páprica, curry e mostarda até ficar crocante. Um boa opção para substituir amendoim salgado.

Bolachas de arroz caseiras : Bolacha de arroz preparada com semente de linhaça e girassol. Fica uma delícia para comer com queijo cottage e peito de peru no café da manhã.

Blini de microondas : Blini é uma massa leve de origem russa, parecida com uma mini-panqueca, usada para comer como canapés. Nesta versão a massa é proteica e feita no microondas.

Essas são ótimas opções para chá de panela, chá de bebê, e outras festinhas para reunir amigas e amigos de maneira saudável!!

 

Bjins e bons jogos !

Deixe uma resposta