Sucos naturais: opção saudável para as crianças

Aqui em casa não temos esse problema de falta de frutas, o Pedrinho simplesmente adoooora todas. Ás vezes come uma atrás da outra, rs Já os vegetais, não são todos que ele come não (tenho que esconder no meio da comida, rs).

A importância das vitaminas e minerais para o desenvolvimento saudável das crianças não é novidade. No entanto, o consumo de frutas e legumes está dando cada vez mais lugar para os produtos industrializados ricos em calorias vazias, ou seja, que oferecem muitas calorias e poucos nutrientes.

Quem fala sobre o assunto é a nutricionista consultora da Itgreeenfoods, Aritiane Silva…

O resultado do baixo consumo de frutas e legumes pode ser algumas doenças comuns na infância, como prisão de ventre e até anemia, que pode prejudicar o desenvolvimento e aprendizado da criança. Além disso, a falta de vitaminas e minerais nesse período da vida colabora para aumentar o risco de doenças na fase adulta.

Uma das maneiras de incentivar as crianças a optarem por alimentos saudáveis é oferecer frutas frescas no lugar de salgadinhos ou doces como petisco, já que nem sempre é possível atingir as necessidades diárias apenas com as refeições principais. Os sucos naturais também são uma excelente opção, principalmente quando feitos a partir de frutas e vegetais, porque oferecem nutrientes essenciais para a saúde da criança, além de serem os melhores substitutos de refrigerantes e outras bebidas ricas em açúcar.

“O consumo de sucos naturais colabora para maior aporte de vitaminas e minerais, além de ajudar na hidratação. Os sucos costumam ter maior aceitação das crianças em relação às frutas e legumes em pedaços e quanto maior a combinação de frutas e vegetais, melhor oferta de nutrientes a criança receberá”, afirma a nutricionista.

Ao preparar o lanche da escola, a profissional recomenda que seja feito em casa, sempre dando preferência por alimentos integrais e não gordurosos. Para acompanhar, já existem opções de sucos naturais prontos para o consumo e livres de açúcar e conservantes. “O ideal é sempre optar pelos prensados a frio, que conservam muito mais nutrientes em relação aos sucos feitos no liquidificador, por exemplo”, orienta a profissional.

Já dei AQUI algumas dicas de combinações de ingredientes e seus principais benefícios para a saúde das crianças.

Vale lembrar que os pais devem ter conscientização sobre o que o filho come. A nutricionista alerta que o alimento mais atrativo para as crianças acaba sendo aquele rico em açúcar e gorduras porque é o mais gostoso. “Por isso, os pais devem sempre incentivar e mostrar ao filho a importância da alimentação para o seu crescimento saudável, alertando para os prejuízos que o alimentos errados podem causar para a saúde. O que a criança come hoje será refletido no futuro e uma alimentação equilibrada desde a infância pode contribuir para prevenção de doenças mais graves, como diabetes e hipertensão na vida adulta”, completa Aritiane.

Uma semana nutritiva pra gente!
*Bjins*

Deixe uma resposta