Texturas, melecas e descobertas

Nos primeiros anos de vida, a criança começa a descobrir o mundo a partir das sensações. Amassar, rasgar, pintar, sujar, experimentar, sentir e descobrir, são momentos que podemos oferecer aos nossos filhos, de forma divertida.

Segundo a psicopedagoga, Carolina R. Borges, quando trazemos as respostas prontas, impossibilitamos que a criança utilize suas próprias experiências para adquirir novos conhecimentos. Essa descoberta é fundamental para desenvolver e estimular a memória, o raciocínio, a dedução e a associação de saberes.

Por isso, mamãe, deixe o seu filho mexer o bolo, colocar a mão na terra, pintar com tinta, rasgar revista, colar sucata, etc.

Mão na massa

Mas se quiser ter experiências mais relevantes com atividades direcionadas, a ‘Casa do Brincar’ possui uma programação destinada a isso (muito legal). Onde brincadeiras contribuem para essa fase decisiva da formação das crianças. Saiba mais: www.casadobrincar.com.br

Na Educação Infantil, existe uma abordagem inovadora chamada Reggio Emilia que tem a arte como ferramenta para o pensamento.

Veja o link para entender melhor como é esse método de educação. Tenho certeza que vão se encantar assim como eu http://www.youtube.com/watch?v=4j8mtA_iDss

Não tenho conhecimento de escola no Brasil que utilize essa abordagem (uma pena!) Mas nós podemos incentivar nossos filhos e valorizar a sua linguagem!!

Bjins e uma semana produtiva!

Deixe uma resposta