Torta doce de abóbora para celebrar o Halloween

Decoração típica de festas de Dia das Bruxas, o fruto também faz sucesso na cozinha em receitas para agradar todos os paladares

A abóbora é um dos personagens-símbolo do Halloween. Diz a lenda que o fruto era esculpido e iluminado com uma vela para afastar maus espíritos. Cortada em forma de figuras para celebrar o Dia das Bruxas, o ingrediente também se transforma na cozinha. Apesar de figurar em diversos pratos salgados e doces, a torta de abóbora faz sucesso neste período e a Kitano, marca da General Mills, vai ensinar a preparar esse doce usando especiarias 100% naturais.

Muito popular nos Estados Unidos em festejos de Halloween e também no Dia de Ação de Graças, a sobremesa de abóbora costuma ser decorada com chantilly. Mas não tem problema se não tiver em casa: a torta também fica deliciosa coberta com marshmallow, sorvete de creme ou o que sua imaginação permitir.

Torta Doce de Abóbora

Tempo de preparo: 2h20 minutos

Rendimento: 6 a 8 porções

Ingredientes para massa:
● 1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
● 3 colheres (sopa) de açúcar
● 1 ovo
● 100g de manteiga cortada gelada em cubos

Ingredientes para o recheio:
● 350 g de abóbora japonesa descascada e cortada em pedaços médios
● 1/4 de colher de chá cravo-da-índia Kitano triturado
● 1/4 de colher de chá gengibre em pó Kitano
● Noz moscada a gosto Kitano
● 3/4 açúcar demerara
● 3/4 de xícara (de chá) de creme de leite

Preparo da massa: Misture a farinha e o açúcar com a mão e adicione a manteiga até empelotar. Coloque um ovo e continue misturando até formar uma massa. Use um rolo de massa para deixar a massa em formato de disco. Depois, use um filme de plástico para cobrir e fechar a massa. Leve para a geladeira para descansar por no mínimo 30 minutos. Ao retirar da geladeira, separe dois pedaços de plásticos, um deles para deixar debaixo da massa. O segundo plástico será colocado sobre a massa. Os plásticos vão ajudar no manuseio da massa. Use novamente o rolo delicadamente para abrir a massa gelada sem rachar. Tire o plástico sobre a massa e transfira para uma forma própria no formato para torta. Ajuste a massa com os dedos na borda da forma. Passe o rolo sobre a forma para retirar o excesso de massa. Leve a massa na forma para a geladeira por mais 30 minutos. O segredo agora é usar um papel manteiga para revestir a parte interna da forma. e dentro dessa forma com papel você pode usar grãos somente para dar peso. Leve para o forno pré-aquecido a 180 graus por 25 minutos. Depois, com a base já pré-assada, retire o papel manteiga e volte a massa ao forno.

Preparo do recheio: Enquanto a massa está no forno, você pode preparar o recheio. Coloque a abóbora em cubos na panela e deixe cozinhar por 15 minutos. Misture primeiramente as especiarias na abóbora. Rale a noz moscada. Antes de adicionar os 3 ovos, bata-os em um recipiente. Por fim, coloque o creme de leite na mistura com a abóbora. Em seguida, retire a massa da torta do forno para colocar o recheio e decore como desejar. Agora, com o recheio, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos.

Deixe um comentário