TRADUZINDO A PERSONALIDADE DO FILHO

ARTE41

É muito comum escutar histórias sobre mães empreendedoras que largaram carreiras de sucesso, para abrir negócios próprios, onde fosse possível trabalhar de casa para acompanhar de perto o crescimento do filho.

Mas e os pais? O pai da Maria, o Fábio, largou uma carreira como Diretor de Arte, em agência de publicidade para acompanhar de perto o crescimento da filha, criando uma empresa bem criativa que alia sua vocação a um trabalho inédito para crianças. Com a ‘Desainezinho’, ele cria a logo, personagem e até mesmo uma trilha sonora única e exclusiva para o pequeno levar para o resto da vida.

Desde a barriga, os pais imaginam como será seu bebê, qual será a personalidade, a aparência, quais serão as preferências, hobbies. Depois que nascem é hora de ficar corujando todas estas características únicas e tão especiais que só pertencem ao filho de cada família, ou mesmo que sejam semelhantes a de outras crianças, parecem exclusivas diante da visão de cada mãe ou pai.

Pensando nisso, o designer, formado em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ, Fábio Mendonça, que passou por inúmeras agências de publicidade como Criativo, decidiu criar uma empresa bem diferente após começar a corujar sua filha Maria, hoje com três anos​ – a Desainezinho, que tem a finalidade de criar uma marca, um logotipo para o público infantil, para um bebê ainda na barriga ou para uma criança ou adolescente já nascido. A intenção é criar uma logo única para cada criança, junto com os pais, que a partir de uma entrevista e de um processo de trabalho colaborativo, criam esse projeto para o filho a partir do que sentem por ele. “Podem haver 10 “Marias” ou 10 “Josés”, mas cada projeto será diferente”, explica Fábio.

A partir dessa entrevista, é criado um documento chamado “ultrassonzinho”, onde todo o sentimento dos pais é traduzido em imagens e palavras, que são a base de todo o projeto, tudo com a aprovação deles, numa experiência onde o envolvimento e participação é necessária do início ao fim do trabalho. Depois da análise, algumas fases são cumpridas, como os rabiscos à mão do logotipo, a arte mais elaborada da marca em cores e texturas, a entrega das artes finais. O atendimento é direcionado e bem próximo do cliente, garantindo sua tranquilidade nas entregas. Este recebe um cronograma que define todos os prazos para cada fase do projeto.

E os pais podem usar esse logotipo das mais variadas formas: no enxoval do bebê, nas decoração das festinhas, no quartinho, nos materiais escolares, enfim, onde a criatividade permitir. Eles recebem todos os arquivos em alta resolução, um manual de marca com várias dicas de aplicação do logotipo e o certificado de autenticidade deste, com todos os direitos cedidos pelo Desainezinho aos pais, que recebem ainda todas as artes para viralização nas redes sociais: facebook, instagram e twitter, além de wallpapers para notebook e celular.

Além do logotipo, existem mais três produtos que tornam essa experiência ainda mais interessante. Um vídeo documentário com todo o processo criativo criado junto com os pais, música original com arranjo e letra compostos exclusivamente para a criança. E ainda a criação de um personagem exclusivo da criança, desenhado em diversas técnicas, definidas de acordo com cada projeto.

O resultado do projeto é uma lembrança significativa, que vai além de fotos e registros físicos (como a imagem do pé ou o dentinho) da crianças. É um verdadeiro Raio-X de personalidade dos pequenos desde a tenra idade ou até mesmo um registro do que uma mãe espera de seu bebê. Mas, com a diferença de que não são apenas escritos. As características únicas da crianças, nesse caso ganham formas, cores, sons e múltiplas aplicações para o resto da vida.

ARTE0 ARTE11 ARTE21 ARTE31

Muito legal, não é?

Bijinhos e uma ótima quarta 🙂

Deixe uma resposta