Um quintal para brincar

Tem muita mãe talentosa por aí e eu conheci algumas que fazem parte deste time..

São quatro sócias, com formações em pedagogia, psicologia, arte-terapia e terapia-familiar. Três delas trabalhavam em escola e perceberam a demanda das famílias por um espaço que pudesse estender o horário das crianças em atividade por necessidade do trabalho. Ao mesmo tempo, viam que se as crianças ficavam integral na escola, ou ficavam em outros lugares, acabavam sobrecarregadas em cursos e não tinham tempo para brincar.

Elas também perceberam a demanda de muitas mães com filhos bem pequenos que já tem a intenção de oferecer uma atividade lúdica, de exploração, para os seus filhos e a socialização com outras crianças, mas de uma forma mais leve e descontraída do que a rotina escolar, com oficinas duas ou três vezes por semana apenas e por algumas horas. Funciona quase como uma adaptação à entrada na escola.

Criaram então o FAMILIARTE que é um quintal, que permite a curiosidade natural e exploração livre. A criança pode brincar e se expressar de diferentes formas como na musica, no teatro, na culinária ou na arte, sempre de forma lúdica.

“Montamos Oficinas mais especificas para brincar através de uma forma de expressão como na musicalização e temos a Oficina do Brincar que é uma proposta ampla que permite transitar em varias áreas de expressão através de um eixo temático. As crianças têm liberdade para escolher como querem participar e os educadores vão mediando as brincadeiras. Esses momentos são muito ricos pois desenvolvem a sociabilidade, a curiosidade e a expressividade dos pequenos, de forma natural e sem imposições. Com isso elas aprendem muito e vão se tornando mais independentes”, explica Luccia uma das sócias do espaço.

Captura de Tela 2015-04-22 às 15.11.10

Captura de Tela 2015-04-22 às 15.11.22

Captura de Tela 2015-04-22 às 15.11.34

Captura de Tela 2015-04-22 às 15.11.01

Captura de Tela 2015-04-22 às 15.13.53

Mas como é o dia-a-dia ? As crianças chegam nesse local, que se torna conhecido, com seus brinquedos e materiais e pessoas e já pode começar interagindo com eles. Em seguida, o ludo-educador convida as crianças a participarem das atividades que pensou para que explorem algum material, ou participem de brincadeiras. Se uma criança tem alguma ideia para incrementar a atividade, o ludo-educador procura incluir na atividade naquele momento e assim juntos, criam um ambiente divertido e cooperativo.
As oficinas, portanto, são ludo-artísticas e buscam oferecer uma variedade de expressões, como música, teatro, arte, culinária, jardinagem, faz-de-conta, entre outras.

Captura de Tela 2015-04-22 às 15.13.35

Captura de Tela 2015-04-22 às 15.13.10

E a programação para o mês de maio está incrível, pois tem o Dia das Mães, e a tradição é realizar oficinas com convite aberto para participação de crianças não mensalistas, com a participação das mamães também!!

Além disso , junto à Aliança pela Infância, da Semana Mundial do Brincar, dias 24 a 30 de maio, são oferecidas atividades lúdicas gratuitas para todas as crianças.

Tem ainda, o “Sábado em Família”, que é um evento que justamente incentiva a integração familiar.

Captura de Tela 2015-04-22 às 15.14.08

Bom de mais , não é? Eu conheci o espaço quando fiz uma das comemorações do blog e adorei!

Para ficar por dentro da programação e saber mais, veja aqui FAMILIARTE

Bjins 🙂

Deixe uma resposta