Vacina contra gripe aumenta a proteção

image

Ontem foi lançada a nova vacina Quadrivalente contra a gripe, a FluQuadri , e o blog participou do evento informativo para jornalistas.

A Sanofi Pasteur levou para o seminário sobre a gripe, realizado no Hotel Blue Tree Towers , médicos , pediatras e pesquisadores para falar sobre a Influenza. Apresentaram os aspectos epidêmicos, sintomas, posologia, enfim, muita informação importante. E a principal é que TODOS (inclusive gestantes) devem tomar a vacina e que ela realmente mata o vírus, só que a pessoa estará protegida 15 dias após ter sido vacinada, portanto, se ficar gripado durante este período, não foi a vacina que ocasionou , como muitos acham 😉

image

image

A influenza, ou simplesmente gripe, não é tão inofensiva quanto parece. O vírus circula anualmente no mundo inteiro, de forma mutante, provocando infecção respiratória com diferentes níveis de gravidade em todas as faixas etárias (entre 5% e 10% dos casos são detectados em adultos e de 20% a 30%, em crianças). Só em 2014, a influenza foi responsável por 326 óbitos no Brasil e, em todo o mundo, estima-se que aconteçam 5 milhões de casos graves por ano, com 250 mil a 500 mil mortes. “Esses números são possivelmente subestimados, pois nem todos os casos de morte são investigados com testes sensíveis e específicos. Além disso, a maioria dos óbitos por complicações ocorre em período em que não é mais possível identificar os vírus”, explica Dra. Lucia Bricks, diretora médica de Influenza e Pertussis na América Latina da Sanofi Pasteur.

Três tipos de vírus (A, B, C) são os causadores da influenza. O do tipo A (sendo os subtipos mais frequentes H1N1 e H3N2) é o que mais comumente causa surtos e epidemias e o único capaz de originar pandemias, como a que aconteceu em 2009, pelo H1N1. O tipo C é menos comum e tem impacto praticamente nulo na saúde humana. Já o tipo B (linhagens Yamagata e Victoria), apesar de ocorrer com menor frequência, circula o ano todo e tem potencial epidêmico mais localizado, bem como surtos.

image

image

image

Sobre as vacinas

Vacina Trivalente – As vacinas são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Ela não contém vírus vivos e não causa a doença, sendo contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores. A campanha de vacinação contra a Influenza terá início no dia 4 de maio e estarão disponíveis nos postos de saúde .

Vacina Quadrivalente – A nova versão conta com duas cepas A (subtipos H1N1) e H3N2) e duas cepas B (linhagem Victoria e Yamagata), uma linhagem de vírus B a mais que a opção tradicional usada no País. A Vacina Quadrivalente contra Gripe da Sanofi Pasteur já foi aprovada nos EUA em 2013. Inicialmente, estará disponível nas clínicas de vacinação privadas no Brasil e nas empresas com interesse em imunizar seus funcionários. O valor aproximado é de R$120,00 . A FluQuadri, nome comercial da Vacina Quadrivalente é indicada a partir de seis meses de idade. Para os bebês menores, a melhor forma de proteção é a vacinação dos seus contatos (adultos, idosos e outras crianças com quem convivam).

Segundo o Dr. Marco Aurélio Safadi, ambas oferecem excelente proteção. O importante é tomar!

Mais informações sobre a nova vacina:
siv.brasil@sanofipasteur.com
0800148480

Deixe uma resposta